As redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas, e com o WhatsApp não seria diferente. Sendo um divisor de águas, essa ferramenta digital transformou a forma como nos comunicamos, simplificando o acesso a mensagens, ligações e videochamadas. Essas mudanças chegaram até impactaram as formas de consumo, com muitos negócios adotando o Whatsapp como plataforma de vendas.
O consumidor brasileiro tem estado cada vez mais habituado a essa modalidade de compras. De acordo com uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 82% os internautas brasileiros utilizaram algum aplicativo para realizar compras.
O WhatsApp pode ser uma importante ferramenta para as empresas que desejam incrementar suas vendas e potencializar seus resultados.
Neste conteúdo, vamos explorar como as vendas por WhatsApp podem otimizar seus resultados comerciais. Boa leitura!
Por que vender pelo Whatsapp?
O WhatsApp surgiu em um contexto no qual a conectividade com os clientes desempenha um papel importante para os negócios. A pesquisa também revela que 33% dos consumidores brasileiros realizaram compras pelo WhatsApp nos últimos 12 meses, mostrando a adesão à plataforma, especialmente PMEs.
Além disso, a plataforma também é importante para além das compras e vendas, também desempenhando um papel essencial na comunicação entre empresas e clientes. Cerca de 62% dos consumidores afirmam que o retorno das lojas na maioria das vezes é rápido. Desse modo, funcionando como uma ponte entre a instituição e o cliente.
Com o WhatsApp, você consegue:
– Estabelecer uma comunicação eficiente com seus clientes, com atendimento rápido e direto;
– Automatizar mensagens, proporcionando respostas rápidas e personalizadas;
– Criar catálogos para produtos ou serviços, tornando o processo de venda organizada e prática.
Outras funcionalidades incorporadas
Além das principais finalidades mencionadas, a interação entre negócios e clientes podem ser baseadas em:
– Solicitar informações ou tirar dúvidas sobre produtos ou serviços;
– Acionar suporte técnico;
– Solicitar o cancelamento de serviços.
Como vender utilizando o WhatsApp?
Os consumidores têm mostrado satisfação com a utilização da plataforma na jornada de compra, para cerca de 83% o WhatsApp é uma boa forma de comunicação com as empresas. Agora que você entendeu um pouco da praticidade do WhatsApp para as vendas do seu negócio, vamos ver formas de como utilizá-lo:
– Crie uma conta no WhatsApp Business: Este é um aplicativo gratuito voltado para contas comerciais. Isso porque ele oferece funcionalidades específicas para negócios, como mensagens automáticas;
– Estruture uma operação de atendimento: Para atender à demanda, é fundamental definir os horários de atendimento, dessa forma garantindo uma comunicação eficaz para com seus clientes;
– Obtenha autorização de seus clientes para o envio de mensagens: Respeitar a Lei LGPD é fundamental. Não envie mensagens para consumidores que não autorizaram o recebimento de comunicações;
– Mensagens automáticas: No WhatsApp Business, assim você pode criar mensagens automáticas para agilizar o atendimento e garantir respostas rápidas aos clientes;
– Função de catálogo: Ao utilizar essa funcionalidade é possível divulgar seus produtos ou serviços com informações detalhadas, como preço e descrição. Ou seja, um carrinho de compras.
Principais motivos que fazem os consumidores comprarem
Entre os consumidores entrevistados que fizeram compras pela plataforma, os principais motivos foram:
– Comprar sem sair de casa (42%);
– Mais fácil e rápido do que pessoalmente ou por ligação (35%);
– Gostar de conversar diretamente com o vendedor da loja (28%);
– Sentem mais confiança ao ter contato com o vendedor/loja (25%).
Quais as vantagens em vender pelo WhatsApp?
Dessa forma, vender pelo WhatsApp oferece vantagens como proximidade com o consumidor com uma comunicação personalizada e ágil, sendo assim possível estar atendendo a alta demanda.
Além de economia de tempo, a plataforma é de fácil acesso, com grande parte das pessoas usando no dia a dia. Assim, facilitando o engajamento e fidelização dos clientes. Com isso, a facilidade nesse canal de comunicação tem sido um diferencial para os negócios que desejam oferecer um serviço mais personalizado. Marcando presença onde os seus clientes estão.
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