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A segmentação de clientes por meio da geolocalização.

Geolocalização: o poder da segmentação nas estratégias dos negócios locais

A segmentação de clientes para negócios locais por meio da geolocalização pode ser interpretado como uma tendência integrada presente no cenário digital para algumas empresas. São utilizados a localização geográfica de consumidores como base inicial para aprimoramento de estratégias e processos de divulgação.

No Brasil, existem 480 milhões de aparelhos ativos, tanto para uso corporativo quanto para uso pessoal, segundo a 35a edição da Pesquisa Anual do FGVcia. Desses, separados por categorias, 258 milhões são dispositivos móveis, o que resulta em uma média de 1,2 por habitantes.

Em virtude do aumento do uso de dispositivos móveis e do GPS ativo, essas informações podem ser fundamentais para segmentar campanhas e direcionar ações de geomarketing de forma incisiva e otimizada. Para os negócios locais, o avanço tecnológico torna-se primordial na adoção de estratégias de geomarketing, que podem trazer benefícios, como maior visibilidade e personalização.

Continue a leitura do conteúdo e descubra como a geolocalização pode trazer mudanças positivas para as empresas locais.

Afinal, o que é geomarketing?

O geomarketing ou marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza a localização do público para a otimização de campanhas. Assim, o objetivo principal é alcançar o público certo, no momento certo e no local correto. Para isso, são empregadas inteligência que capturam a localização, permitindo a obtenção de dados relevantes para a personalização das ações de marketing.

O conceito de geolocalização não é algo moderno. O termo tem origem no ambiente militar na década de 1960, quando foi desenvolvido o GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global). Inicialmente, o GPS era um projeto militar, criado para detectar objetos a longa distância com o uso de satélites.

No entanto, no início do século 21, surgiram novos dispositivos de localização que começaram a ser comercializados para consumidores. Esses dispositivos, utilizam conexão remota, permitindo a localização de aparelhos em tempo real.

Como funciona o geomarketing?

Em síntese, o marketing de geolocalização utiliza dados de localização para aproximar-se do público-alvo por meio de soluções tecnológicas.

Com o avanço da digitalização, 84% da população tem acesso à internet, segundo o levantamento TIC Domicílios 2023. Esse cenário potencializa o uso de ferramentas como inteligência artificial e big data na geolocalização. Essas tecnologias permitem a coleta de informações sobre a localização dos usuários, possibilitando que as empresas entendam onde seu público está e quais são os comportamentos de consumo dessas pessoas em diferentes regiões.

Qual a importância da geolocalização durante as compras para os consumidores?

Segundo o relatório do Google, Guia de Commerce 2022, a comodidade é essencial para os consumidores na hora de realizar uma compra. Eles frequentemente utilizam aplicativos, como o Google Maps, para pesquisar por “lojas perto de mim”, um termo que cresceu mais de 100% em todo o mundo em comparação ao ano anterior.

Esse comportamento dos consumidores destaca a importância da geolocalização para as empresas locais, que se beneficiam ao se tornarem facilmente localizadas pelos consumidores que buscam opções nas proximidades.

Quais são as vantagens da geolocalização para as empresas locais?

A geolocalização oferece diversas vantagens para os negócios de diferentes tamanhos, incluindo para as empresas locais, como:

Segmentação do público local

Com a geolocalização as empresas podem alcançar consumidores que estão nas proximidades. Esse método permite a criação de estratégias mais eficazes, oferecendo uma visão detalhada e personalizada dos clientes. Conforme a utilização de dados de localização, é possível compreender melhor o comportamento do público em diferentes regiões, ajustando a personalização de acordo com os resultados.

Melhora da experiência do cliente

A geolocalização oferece uma experiência melhorada e personalizada para os clientes.

Vantagem competitiva com o aumento da visibilidade

O geomarketing auxilia na potencialização da eficácia das campanhas publicitárias direcionadas ao analisar os dados geográficos. Isso permite identificar novas oportunidades, facilitando a expansão e o crescimento da base de clientes. Afinal, a empresa se conecta de maneira mais eficaz com o seu público-alvo.

Leia também | Compreenda o impacto da segmentação de clientes nas vendas

Como inserir o geomarketing no seu negócio?

A geolocalização não apenas identifica a localização do cliente, mas procura entender o contexto que envolve essa informação na hora de oferecer produtos, soluções e ofertas. Assim, com a adoção do geomarketing, sua empresa se adapta às mudanças do mercado, proporcionando experiências aperfeiçoadas para os clientes.

Com a Credits, seu negócio tem acesso a soluções que facilitam a segmentação dos seus clientes. Por meio da coleta e integração de informações, pois é possível criar perfis completos que ajudam a moldar suas estratégias de geomarketing. Ao identificar onde seus clientes estão localizados no mapa, sua empresa poderá focar nas regiões onde o seu público-alvo está presente, aumentando, assim, suas oportunidades de crescimento.

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