KYC e a importância para as empresas

por: credits

O mundo está cada vez mais globalizado, e com isso algumas situações passam a existir, necessitando de soluções para a resolução dos problemas contemporâneos. Um dos problemas existentes na sociedade digital é lidar com ataques digitais e tentativas de fraudes. Em um estudo realizado pelo Mastercard em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, 64% das empresas brasileiras são alvos de fraude e ataques de alta ou média frequência. Os dados também apresentam que mais de 84% das companhias consideram que a cibersegurança é importante.

É nesta ocasião, que as práticas de “Know Your Customer” (KYC) emergem como parte fundamental na segurança das transações das organizações. Conhecer a fundo a empresa ou pessoa com quem o negócio está sendo fechado tornou-se uma das estratégias fundamentais no universo corporativo.

Continue a sua leitura aqui no blog e venha entender mais sobre essa estratégia!

Afinal, o que é o Know Your Customer (KYC)?

O termo “Know Your Customer” ou “Conheça seu cliente” na tradução para o português, consiste em “garantir” e “validar” a identidade e atividades financeiras dos clientes. Ou seja, é um processo que vai assegurar que uma empresa conheça os seus clientes de forma mais detalhada, sejam elas organizações bancárias, financeiras ou hospitais, por exemplo.

Esse método é utilizado para garantir que não apareçam situações de surpresa, não programada, ou que nenhum risco possa atingir a instituição por falta de cuidados. Desse modo, o objetivo principal do KYC é coletar, analisar e validar as informações sobre o cliente, sendo ele Pessoa Física ou Jurídica para a prevenção de riscos associados a segurança, fraudes ou atividades ilícitas.

Como é feito o processo de verificação de documentos pelo KYC?

Todo o processo tem início com a chegada de um cliente novo, da solicitação do documento de identificação e informações pela empresa ou entidade procurada para negociação. Assim sendo, todas as informações coletadas vão ser utilizadas como base durante o processo de análise para assegurar a sua veracidade. Para, assim, compreender se o cliente está em situação adequada às leis e que faz o cumprimento de suas funções de forma correta. Dessa forma, o histórico do cliente também será examinado para o entendimento do contexto da proposta e possíveis riscos gerados.

Uma das principais aliadas do KYC é a tecnologia que inclui o uso de IA (inteligência artificial), OCR (reconhecimento óptico de caracteres), big data analytics, machine learning, entre outras inteligências tecnológicas.

Com isso, a empresa pode criar estratégias com mais assertividade e que auxiliam no desenvolvimento de relacionamentos saudáveis para com os clientes. Contudo, é preciso estar em conformidade com a legislação e regulamentos.

Qual a importância das práticas de KYC para as empresas?

As práticas de política de KYC são importantes para a prevenção e segurança de uma empresa, como:

– Identificar e conhecer profundamente o perfil de seu cliente;

– Estabelecimento de Compliance efetivo;

– Otimização do tempo e redução de custos;

– Prevenção contra possíveis riscos e aumento da proteção;

– Criação de uma boa base de clientes;

– Fortalecimento da marca e da reputação no mercado;

– Minimizar prejuízos financeiros e de imagem.

Á vista disso, o Know Your Customer (KYC) tem a sua importância relacionada aos fatores que inclui a prevenção de crimes financeiros, e assegurar que as leis e regulamentações estão sendo seguidas de forma adequada. Para o reconhecimento de padrões suspeitos e antecipação de possíveis situações de fraudes.

Leia Também – O que é Compliance e por que é importante para a sua empresa?

Como adquirir o KYC para a sua empresa?

Dentro do território brasileiro, o KYC tem como referência a legislação pelos crimes previstos na Lei 9.613/98 e da regulamentação pelo Normativo SARB 011/2013 da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Sendo inserido na política de Compliance de instituições de diversos segmentos, principalmente daqueles que possuem capital aberto. Assim, com a exposição que as instituições têm enfrentado, o KYC torna-se uma parte vital nas transações e operações comerciais junto ao cumprimento burocrático das regulamentações. A Credits Brasil possui a solução de KYC Básico, que contribui na verificação de integridade cadastral e no monitoramento de riscos associados a Pessoas Físicas e Jurídicas com objetivo de proporcionar análise inicial rápida e eficaz. E assim, fazendo o tratamento dos dados coletados no processo de KYC em concordância com as estipulações da Lei LGPD.

Esta solução oferece alertas importantes que por meio de uma base consolidada faz aplicações de Validação Cadastral dos dados cadastrais fornecidos pelos clientes, e do Filtro de Processos e Políticas que atua como um filtro inicial para a eliminação de candidatos inadequados antes que o processo mais detalhado se inicie.

Caso tenha ficado interessado nessa solução, entre em contato com os nossos especialistas que estão prontos para atendê-lo.

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