A sua empresa sabe quais estratégias são eficazes para recuperar as dívidas de clientes que estão em atraso? Continue lendo para ver.
O endividamento é um problema não apenas para o consumidor, mas também para as empresas que sofrerão algum tipo de prejuízo por inadimplência. Mesmo que ainda com as análises de crédito reduzam essas chances, os clientes podem não honrar os seus compromissos com a empresa. Portanto, é necessário entender e ter uma boa estratégia de cobrança para recuperar as dívidas que estão em atraso.
É importante ressaltar que cobrar as dívidas dos clientes é uma tarefa necessária, e que vai além da recuperação dos valores devidos. Isso porque se trata de uma relação entre pessoa e empresa, que acontece através de ferramentas e técnicas que agilizam e melhoram o processo.
Quando usadas corretamente, essas estratégias têm o potencial para serem mais eficazes na hora de cobrar valores devidos pelos clientes. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?
O que é uma estratégia de recuperação de dívida?
Uma estratégia de recuperação de dívidas é um conjunto de processos, procedimentos e ações definidas por uma empresa para recuperar os valores devidos por seus clientes. É um plano estruturado para lidar com as contas em atraso e evitar a inadimplência.
Quando o cliente inadimplente é cobrado, a reação imediata é a insatisfação. O contato feito pela operação de cobrança, seja ela como for, também faz parte da experiência do cliente. Daí, a importância de se criar soluções para recuperar a dívida. Afinal, a comunicação discreta e assertiva tem tudo para tornar a experiência do cliente menos constrangedora e, consequentemente, aumentar as oportunidades do pagamento. Portanto, seu principal objetivo é ter o retorno do cliente, quitando a dívida.
Quais os benefícios das estratégias de recuperação de dívidas?
Uma estratégia de recuperação de dívidas bem elaborada pode trazer diversos benefícios para uma empresa, tais como:
- Redução da inadimplência: sendo clara e eficiente, a cobrança da empresa consegue diminuir o número de clientes inadimplentes, o que resulta na melhoria financeira da empresa.
- Aumento na receita: ao recuperar os valores em atraso, a empresa consegue aumentar sua receita, o que pode ser muito importante em momentos de crise ou em situações em que é necessário investir em novos projetos.
- Melhoria do relacionamento com o cliente: uma estratégia de recuperação de dívida bem elaborada pode ajudar a empresa a manter um bom relacionamento com seus clientes, mesmo nos momentos em que é necessário cobrar os valores em atraso.
- Redução de custos: a empresa tem como benefícios reduzir os custos relacionados à cobrança, como despesas de cartas e telefonemas.
- Melhoria da gestão financeira: os problemas de inadimplência podem ser adiantados pois com a estratégia bem elaborada a empresa terá uma gestão financeira mais eficiente que permitirá o monitoramento do fluxo de caixa.
Como criar estratégias de recuperação de dívidas mais eficazes para a sua empresa?
A estratégia de recuperação de dívidas envolve a definição de prazos e condições de pagamento, bem como a comunicação com os clientes devedores para lembrá-los de suas obrigações financeiras e negociar a quitação das dívidas. Portanto, separamos 5 dicas que podem ser aplicadas na prática nesse processo da empresa:
1 – Comunique-se com o cliente
Entre em contato com o cliente por meio de telefonemas, e-mails, mensagens de texto ou cartas, para lembrá-los sobre a dívida em atraso. Tente entender a situação do cliente e se houver algum motivo para o atraso. Faça com que o cliente saiba que a empresa está disposta a ajudá-lo a resolver a situação, mas que a dívida precisa ser paga.
Uma boa ideia é fazer uma régua de cobrança, é uma alternativa para aumentar a eficiência. É uma ferramenta que indica a forma que a empresa realizará suas cobranças, criando um fluxo de comunicação com o cliente, desde a venda até a quitação da dívida. Portanto, a régua é uma alternativa personalizável, que pode ajudar a estruturar um processo de estratégias conforme as necessidades da sua empresa.
2 – Ofereça opções de pagamento
Ofereça opções de pagamento flexíveis para o cliente, como parcelamento da dívida ou redução de juros, para ajudar a tornar a dívida mais gerenciável e acessível.
Com essas abordagens, de renegociação, sua empresa consegue facilitar o pagamento para o cliente, aumentando as chances de quitação da dívida. Mas se mesmo assim ele não ficar satisfeito por não ser como desejava, peça para que ele sugira formas de solucionar o problema.
Lembre-se que o benefício é para ambas as partes, evitando, assim, o prejuízo da empresa e a negativação do cliente.
3 – Estabeleça prazos
Determine um período razoável de prazos para o pagamento da dívida e faça um acompanhamento constante do cliente para garantir que ele esteja cumprindo com os acordos estabelecidos. Ele garante que a sua empresa irá receber os pagamentos em dia e mantenha um fluxo de caixa saudável.
Comunique o cliente dos termos de pagamento, incluindo a data de vencimento acordada e quais penalidades irá ter se por acaso atrasar novamente. Considere oferecer também incentivos para o pagamento antecipado como um pequeno desconto nos juros das dívidas.
4 – Mantenha uma base de dados atualizada
Para fazer uma recuperação da dívida mais assertiva, é fundamental que o cadastro do cliente esteja atualizado na base de dados da empresa. Pois, é onde a sua empresa vai recorrer quando precisar fazer a cobrança. Assim, é possível entrar em contato com o devedor e evitar a dívida.
Para isso, antes de fechar uma venda, solicite todos os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Lembre-se que essa é uma etapa importante, pois cuidar da base de dados é uma questão que exige atenção. E mesmo após a venda também é importante manter o contato do cliente sempre atualizado.
5 – Considere contratar soluções de cobrança
Se o cliente se recusar a pagar a dívida, considere contratar soluções de cobrança, que irão ajudar a recuperar o dinheiro devido. Existem lugares que são especializados em lidar com dívidas e que têm técnicas eficazes para recuperar dívidas.
Como por exemplo a Credits Brasil, que fornece soluções para as empresas cobrarem seus clientes devedores. Isso porque eles são um Hub de soluções, que tem como foco decisões de crédito, risco e cobrança, proporcionando uma venda com mais segurança para as empresas com uma plataforma de serviços integrados, que pode proporcionar a sua empresa as seguintes soluções:
- Avaliação de crédito: proteção ao Crédito em todo Brasil, consultando CPF e CNPJ, vendo o Score de crédito e a negativação do cliente.
- Autenticação: análise de validação de documentos e biometria fácil.
- Gestão e Automação: gerenciando resultados e definindo critérios que podem ser automatizados.
Dica de leitura: Biodocumentoscopia: trazendo ainda mais segurança para seu processo antifraude.
Com a ajuda dessas ferramentas de dados inteligentes, a Credits pode ajudar a sua empresa na recuperação mais eficiente de dívidas pendentes de clientes e muito mais. Ficou interessado? Entre em contato conosco!
Chegamos ao final do conteúdo e esperamos que tenhamos ajudado a sua empresa a entender como são as estratégias eficazes para recuperar dívidas em atraso. Afinal, ela é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa, evitando prejuízos e mantendo o fluxo de caixa em dia. Além disso, uma boa estratégia também pode ajudar a manter um relacionamento saudável e duradouro com os clientes, mesmo em momentos de dificuldade financeira.