fbpx
Entenda como a sua empresa pode se prevenir contra fraudes de uma maneira rápida e muito segura com a documentoscopia.

Documentoscopia: essencial para a prevenção à fraude da sua empresa

Documentoscopia, uma palavra que pode ser desconhecida por algumas pessoas e empreendedores, mas que é muito importante para o bem-estar de toda empresa. E nós vamos te contar o motivo.

Hoje, a fraude de identidade é um grande problema para muitos negócios, já que esse é um dos crimes mais cometidos em nosso país. Contudo, a tecnologia e a sua evolução têm contribuído muito para que essa situação seja reduzida ao máximo.

Por isso, já existem muitas plataformas, processos e sistemas que podem ser usados para controlar esse tipo de infração em organizações, sendo a documentoscopia uma delas.

Já muito utilizada pelo mercado das finanças, ela proporciona uma variedade de fatores de segurança para validação cadastral e confirmação de identidade visual. Então, agora que ela se tornou um pouco mais conhecida, outros tipos de empresas se interessaram e passaram a investir nela para potencializar a análise de documentos e tornar seus serviços mais seguros.

Logo, é muito importante estar por dentro desse assunto, já que a sua empresa pode estar precisando de um método de prevenção à fraude que seja eficiente.

Dessa forma, continue a leitura para conferir o que é a documentoscopia de fato, a relevância desse processo para o seu negócio e as vantagens que esse tipo de investimento traz. Vamos lá?


Mas o que é documentoscopia?


Essa é uma pergunta bem comum, já que o nome, meio grande, causa um pouco de estranheza. Mas de estranho não tem nada, já que a documentoscopia digital é vista como uma vertente da ciência criminalística. E, dessa forma, ela é a responsável por ajudar a identificar a autenticidade de todo e qualquer tipo de documentação que seja usada para finalidades jurídicas.

Um ponto importante é que os processos realizados tradicionalmente necessitam de técnicas de análise e uso de equipamentos típicos da função. Porém, a maneira como isso é feito digitalmente veio para conseguir suprir as altas demandas diárias das empresas, o que tornou esse método muito mais atraente para organizações de diferentes segmentos.

Dessa maneira, como elas oferecem um rápido desempenho e uma ampla visão das possíveis fraudes, o seu negócio consegue solucionar os problemas de forma mais ágil e evitar desgastes tanto organizacionais quanto financeiros.


Indicação de leitura – A importância e os benefícios do Data Lake para o seu negócio.


Por que a documentoscopia é tão importante para o seu negócio?


Já de início é importante ressaltar que toda empresa precisa fazer análises antifraude para manter o seu bem-estar. E que, a cada dia, aumentam os processos feitos pelas pessoas através da internet.

Com isso, o uso de documentos digitais começou a ser usado com maior frequência, facilitando alguns procedimentos, como a solicitação de um cartão de crédito ou mesmo a abertura de uma conta, por exemplo.

Logo, para que isso seja feito, é apenas necessário que a pessoa solicitante encaminhe um documento pelo seu celular, através de aplicativo, para que, assim, diversos serviços bancários comecem a ser efetuados. E, consequentemente, se tornou essencial assegurar a autenticidade das informações, já que qualquer um poderia falsificar informações utilizando ferramentas ou softwares.

Sendo assim, para evitar a falsidade documental, é necessário realizar a contratação de uma empresa que seja especialista em documentoscopia automatizada de documentos. Isso porque, com elementos de segurança e técnicas adequadas, essas organizações conseguem identificar qualquer irregularidade, evitando que o seu negócio sofra com esse tipo de crime e possíveis prejuízos.

Banner Conversão_Credits 3


Quais as vantagens da documentoscopia automatizada?


A documentoscopia, em si, já traz muitas vantagens para as negócios. Entretanto, a sua automatização já pode ser feita para agregar mais benefícios. Conheça alguns deles:


Agilização de processos


Ao optar por automatizar a análise de documentos, a sua empresa consegue fazer a validação de cadastro de maneira automática, sendo realizada através de uma ferramenta chamada Validação Automática de Risco (VAR).

Dessa forma, se torna muito mais rápido realizar a aprovação de um documento ou de um cliente. Afinal, essa é uma solução de altíssima confiança e segurança, que possibilita a agilização de processos, melhorando os resultados.


Redução de perdas e custos


Com a documentoscopia automatizada, todos os dados coletados de maneira digital são armazenados em plataformas e softwares. Desse modo, o seu negócio consegue estabelecer um banco de informações, realizar o armazenamento de documentos e ainda evitar gastos com dinheiro e tempo fazendo impressões e organizações de pastas que ocupam locais físicos.

E, além disso, as soluções de automação de documentos geralmente são bem completas e um pacote dispõe de várias facilidades para todos os tipos de empresas. Assim, você pode realizar diversas análises de uma única vez, para todos os tipos de serviços ofertados, com um excelente custo e retorno sobre o valor investido.


Maior integração


A automatização da documentoscopia também permite que todo o conteúdo fique à disposição, o tempo todo, para as pessoas autorizadas.

Então, através dessa automação, é possível manter a equipe e os serviços integrados, permitindo consultas mais ágeis e seguras, já que os documentos serão somente liberados após passarem por uma rígida verificação.


Transações mais seguras


Por último, mas não menos importante, a documentoscopia contribui com a proteção das transações feitas pela sua empresa.

Com o avanço dessa tecnologia, já é possível analisar os dados dos consumidores, fornecedores e parceiros antes de realizar cadastros ou movimentações financeiras, protegendo assim o destino ou o recebimento do dinheiro.

Além do mais, ela também contribui com a garantia de que os empreendedores, como você, estejam negociando com pessoas e empresas confiáveis, evitando fraudes e possíveis prejuízos.

Agora que você já conheceu um pouco mais da documentoscopia, esperamos que você tenha percebido o quanto ela é essencial para a prevenção à fraude da sua empresa e como é importante realizar a automatização desse processo para aproveitar ainda mais os seus benefícios.

Gostou desse conteúdo? Então não se esqueça de assinar a nossa Newsletter gratuitamente para receber os posts assim que eles saem aqui no Blog!

Leave a comment