A decisão de crédito para as instituições é um momento que requer consistência, dinamismo e dados que garantam que a tomada de decisão seja segura. Sendo que essas empresas utilizam o crédito como um facilitador de vendas ou de acesso a serviços, por isso a consistência, o investimento na gestão e controle são importantes para a sustentabilidade e integridade.
Visto que subjetividade é um problema que ainda faz parte do processo de concessão de algumas empresas, o que torna as avaliações arriscadas e genéricas. Dado que a subjetividade pode levar a parcialidade o que resultar na falta de eficiência e elevar o risco, por exemplo, de inadimplência.
Atualmente, a inadimplência atingiu o patamar de 72,17 milhões de consumidores no Brasil, segundo a CNDL/SPC Brasil. Em razão disso e de outros fatores, a tomada de decisão de crédito pode ser estruturada e baseada em dados, garantindo mais controle e previsibilidade.
Por isso, neste conteúdo, entenda como a sua decisão de crédito pode ser baseada de forma eficiente.
Boa leitura!
O que é decisão de crédito?
A decisão de crédito é o processo no qual a instituição avalia se o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, possui capacidade de arcar com a responsabilidade em receber o crédito solicitado. Isto é, é aquele momento do processo que é decidido se será concedido a demanda do solicitante.
Essa etapa representa a fase final do processo de análise, na qual são aplicados, de forma prática, os critérios definidos pela política de crédito, aliados à interpretação dos dados financeiros e comportamentais do solicitante.
A partir dessa combinação, a instituição consegue medir riscos, definir limites e tomar uma decisão segura e fundamentada.
Existe diferença entre a decisão de crédito e a análise de crédito?
Há diferença entre a decisão de crédito e a análise de crédito. Sendo que o segundo é um processo que envolve coletas e avalições de informações tanto financeiras quanto pessoais para determinar o nível do risco e a capacidade de pagamento do solicitante PF ou PJ. Ou seja, medindo o nível de risco, entender a capacidade de pagamento e identificar se o perfil se enquadra nas políticas de crédito.
Já a decisão de crédito é o momento final do processo, em que, com base nos dados analisados e nas diretrizes da política, definido se irá ou não conceder o crédito solicitado. É, portanto, a aplicação prática das conclusões obtidas durante a análise.
Qual a relação entre a decisão de crédito e o motor de crédito?
O motor de crédito é uma ferramenta inteligente que automatiza tanto a análise quanto a tomada de decisão, aplicando regras pré-definidas e critérios estabelecidos pela política de crédito da instituição.
A sua função é processar, cruzar e integrar informações de forma rápida e estruturada, permitindo avaliar o perfil de risco do solicitante com eficiência e consistência.
Assim a relação entre o motor de crédito e a decisão de crédito é bastante direta. Enquanto a decisão representa a última etapa, e o motor de crédito é o responsável por executar de forma automatizar esse processo.
Por que é importante tomar decisões com base nos dados?
Ao decorrer do início desse conteúdo formos vendo como a junção de etapas somadas a dados é importante para garantir que as decisões sejam tomadas com objetiva, precisas e fundamentadas em dados. Isto é, distante de suposições subjetivas.
Desse modo, no contexto entorno do crédito, os dados possuem um valor engenhoso e estratégico, como:
- Mitigação de riscos, ao identificar a probabilidade do risco de inadimplência
- Menor chances em tomar decisões equivocadas
- Melhora na precisão e eficiência na avaliação
- Ajustes mais confiáveis na política de crédito, com base em padrões, comportamentos e resultados reais.
Leia também | Consumo no Brasil: o crédito e as mudanças nos meios de pagamento
Automatização da decisão de crédito e a tecnologia
A tecnologia tem se mostrado uma ferramenta poderosa na automatização da decisão de crédito, trazendo maior eficiência e precisão para esse processo.
Dessa forma os avanços tecnológicos, trouxeram diferentes ganhos para os diversos setores do mercado, sendo eles em sua maioria:
- Agilidade, com análises mais rápidas e redução do tempo de aprovação, que hoje já não precisa, necessariamente, demandar dias
- Inteligência, expressa na capacidade da tecnologia em processar, cruzar e analisar grandes volumes de dados, para assim tornar as decisões mais embasadas e consistentes
- Praticidade, ao simplificar as etapas, com integrações de informação e reduzindo a necessidade de intervenções manuais.
Leia também | Case Credits: resultados em crédito e segurança com a Fácil Resultado
Como potencializar a suas decisões de crédito com a Credits?
Recapitulando o que vimos ao longo deste conteúdo, a tomada de decisão baseada em dados e automatizada potencializa diversos aspectos, garantindo maior previsibilidade e segurança para a sua empresa.
Com a Credits, sua empresa utiliza tecnologias e sistemas para automatizar processos de análise, concessão e gestão de crédito. Isso traz agilidade na avaliação, redução do tempo de resposta para o cliente e elimina julgamentos subjetivos e inconsistências.
Potencialize suas decisões de crédito com a Credits! Para saber mais sobre as nossas soluções, fale com nossos especialistas. Você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, informações, dicas e insights.


