ROI é mais uma sigla que faz parte do cotidiano de quem é PME ou de quem estuda sobre gestão empresarial. Logo no início, é comum se confundir com esse mar de abreviações, mas, na maioria das vezes, os conceitos são fáceis de entender e bem úteis para o dia a dia.
Logo, compreender o que é ROI é muito importante para começar a investir de modo consciente, trabalhando em prol do desenvolvimento da empresa.
Por isso, vamos ajudar você a entender melhor o que significa essa sigla, como ele é calculado e qual a sua finalidade para as organizações, ainda mais para as pequenas e médias.
Boa leitura!
O que significa ROI?
A sigla ROI é uma abreviação do termo em inglês return over investment, que pode ser traduzido para retorno sobre o investimento. Ela faz referência a um indicador gerencial utilizado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento feito, sendo ele negativo ou positivo, indicando, assim, se a empresa teve prejuízo ou se ela lucrou.
Assim, o retorno sobre o investimento é usado para situações de investimento em que acontece uma correlação direta de entrada e saída de recursos de um negócio. Porém, caso aconteça mais entradas e mais saídas desses recursos, os valores devem ser somados para que o cálculo da correlação seja feito de modo eficaz.
Indicação de leitura – Prova de Conceito (PoC): entenda o que é e qual a sua relevância.
Como calcular o ROI?
De maneira bem simples, você pode utilizar a seguinte fórmula para calcular o ROI:
ROI = Receita – Custo do Investimento / Custo do Investimento x 100
(1º O valor da Receita menos o Custo; 2º O resultado dividido pelo Custo; 3º O Resultado multiplicado por cem.)
Dessa maneira, a fórmula pode ser usada de maneira abrangente. Ou seja, para avaliar o negócio como um todo ou em específico para analisar um projeto ou área, de maneira individual.
Sendo assim, você consegue reconhecer os erros e os problemas em qualquer parte da sua empresa.
É importante ressaltar que o resultado será sempre em porcentagem, facilitando a comparação entre o ROI de várias ações ou mesmo estratégias aplicadas.
O que é considerado receita?
É considerado o valor da Receita tudo o que a empresa recebe através das vendas.
Portanto, ao fazer o cálculo do ROI de uma área ou de uma campanha, é importante usar apenas o valor levantado pelo segmento escolhido. Isto é, se você deseja calcular o retorno sobre o investimento de uma campanha de marketing, o valor da receita deve ser apenas das vendas originadas dessa campanha em específico.
O que é classificado como custo do investimento?
É considerado custo todas aquelas despesas que são classificadas como fundamentais para permitir a viabilidade do investimento.
Assim, considerando ainda o exemplo anterior, da campanha de marketing, os custos são representados pelo valor de mídia (anúncios, influenciadores), tecnologia (ferramentas usadas), mão de obra (equipe, terceiros), entre outros.
Onde calcular o ROI?
Caso você não queira fazer contas ou não tenha tempo para isso, saiba que existem sites que fazem esse cálculo por você.
Indicação de leitura – Motor de decisão: entenda como funciona para Crédito.
Por que o ROI é importante para um negócio?
É sempre bom conhecer e ficar por dentro das siglas utilizadas no mercado, mas, se você for PME, esse aprendizado é muito útil, e ele se torna ainda mais relevante quando colocado em prática em uma empresa.
Então, para que você possa compreender melhor o motivo dele ser tão importante para as empresas, continue a leitura para conferir os benefícios dessa grande ferramenta.
Planos executados de maneira eficiente
O retorno sobre o investimento ajuda o empreendedor a executar os planos de maneira eficiente, ou seja, colocar em prática mesmo. Isso porque ele contribui com a identificação de quais são os melhores investimentos a se fazer.
Logo, executar os planos e fazer o acompanhamento através da apuração do ROI permite avaliar se tudo está acontecendo conforme o planejado.
Melhor acompanhamento do avanço do negócio
O entendimento sobre o crescimento da empresa pode ser ampliado com o uso do ROI, pois fica mais fácil acompanhar o retorno que a empresa está tendo, seja ele positivo ou negativo.
Porém, caso o negócio seja novo, é normal que o retorno não seja o ideal almejado. E é fundamental acompanhar se os valores permanecem abaixo do esperado para, assim, realizar mudanças.
Tomada de decisão assertiva
A intuição é sempre boa, mas contar com números reais é sempre melhor. Por isso, o empreendedor deve utilizar o ROI como um indicador de performance, sendo um apoio na gestão das metas.
Então, se o retorno sobre o investimento no negócio cresce de modo constante, o investimento em um setor ou mesmo iniciativa deve se manter ou ser amplificada, já que esse é um indicador de que tudo está indo muito bem.
Além disso, os relatório podem ser feitos com diversas abordagens de tempo, investimento ou setor. Isso porque o tipo de decisão que precisa ser tomada orienta quais dados serão extraídos para apoiar todo o processo.
Dessa forma, contar com indicadores assim, na administração do negócio, ajuda a responder questionamentos sobre a rentabilidade de investimentos e planos de ação que sejam mais eficientes para a organização.
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