A busca pela inovação e a competitividade do mercado são companheiros de caminhada no percurso envolta da transformação. Atualmente, o mundo inteiro tem passado pela mudança através da tecnologia. A cada minutos há uma nova prática ou descobertas no ambiente digital. Uma dessas descobertas é a inteligência artificial (IA). Essa ferramenta tem sido implantada em diferentes setores a fim de otimizar a rotina e processos de instituições. São cerca de 72% das empresas do mundo que já adotaram a ferramenta de IA, segundo a McKinsey.
Essa transformação digital tem proporcionado alterações relevantes no setor financeiro e bancário. O uso da inteligência artificial generativa, por exemplo, tem revolucionado os processos de análise e concessão de crédito. Antes, esse procedimento era baseado, um tanto, na subjetividade, devido à limitação das tecnologias. Hoje, os modelos de análise de crédito são capazes de projetar a partir da coleta contínua de dados.
Continue a leitura para compreender o papel da IA na evolução do crédito.
A dinâmica do crédito nos últimos anos
Nas últimas décadas, o crédito no Brasil passou por expressivas mudanças. Diferentes setores foram contemplados com programas de reestruturação depois da implantação do Plano Real em três programas: o Programa de Estímulo à Recuperação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), o Programa de Incentivo à Redução do Setor Público Estadual na Atividade Bancária (Proes) e o Programa de Fortalecimento das Instituições Financeiras Federais (PROEF).
Assim, antes de 1994, não havia incentivos diretos para que políticas de crédito fossem criadas de forma que visasse a regulamentação da concessão de crédito no Brasil. Por isso, com a implantação do Plano Real, os cidadãos brasileiros enfrentaram um novo cenário econômico, sem reajustes de preços e salários.
Dessa forma, o acesso ao crédito tornou-se um dos fatores que transformaram a economia do país. Entre 2003 e 2008, houve um período de ascensão de classes sociais. Esse crescimento expressivo foi resultado direto do aumento da oferta de crédito e de políticas de inclusão financeira.
Afinal, o que é inteligência artificial?
Em resumo, a inteligência artificial é um conjunto de tecnologias que permitem executar diferentes funções, desde analisar dados até a tradução de textos.
Para o uso comercial, a IA é baseada em tecnologias como a machine learning e aprendizado profundo. Essas ferramentas permitem a análise de grandes volumes de dados e identificação de padrões, possibilitando uma compreensão mais precisa do comportamento dos solicitantes.
Machine learning: a machine learning ou em português “aprendizado de máquina”, tem como eixo o desenvolvimento de algoritmos e modelos que são capazes de reconhecer padrões de dados. Dessa forma, sendo capaz de prever e tomar decisões ao reconhecer regras e padrões em grande escala;
Aprendizado profundo: já o aprendizado profundo ou deep learning assemelha o cérebro humano, sendo capaz de aprender, processar e apresentar dados de forma avançada.
Qual o papel da IA na evolução do crédito?
O crédito desempenha um papel de protagonista na economia. Ele é fundamental no financiamento do consumo de famílias e investimento dos setores. Assim, a evolução do crédito está diretamente ligada ao desenvolvimento e crescimento da econômico.
Tradicionalmente, o processo de análise e concessão de crédito dependia de avaliações rígidas e burocráticas. Porém, com a IA, a avalição passou a considerar outros fatores como o comportamento de pagamento dos solicitantes, por exemplo.
À vista disso, a democratização do crédito fez com que a base de clientes se tornasse mais diversificada. Assim, contribuindo na criação de novos perfis de crédito e aumentando o vigor do setor. Uma vez que essa transformação impacta o consumo e estimula novos negócios.
Quais são as principais vantagens da IA no crédito?
A evolução do crédito tem reformulado a forma como as empresas operam e conduzem seus processos. Em consequência, a inteligência artificial desempenha um papel de potencial na democratização do acesso ao crédito, atuando como aliado estratégico na análise de risco. A IA permite uma avaliação precisa, ágil, padronizada e personalizada, tornando o processo de crédito mais eficiente e acessível aos diferentes perfis de clientes, incluindo:
Melhora na acessibilidade do crédito
Como mencionado anteriormente, a IA desempenha um papel importante na democratização do crédito, viabilizando processos mais precisos e de maior qualidade.
Nesse quadro, a inclusão se torna um emblema. Muitos solicitantes enfrentam dificuldades para acessar crédito devido à ausência de um histórico de crédito tradicional. Com o uso adequado da IA, a sua instituição pode expandir os critérios usados na análise, considerando outros dados também relevantes, como o comportamento de consumo e o histórico do pagamento de contas.
Tempo de resposta otimizado
O processo tradicional possui muita burocracia envolvida na análise de crédito. Com o uso de uma plataforma de automação, o os algoritmos agilizam a análise dos dados, tornando o tempo de resposta mais rápido. Dessa forma, o tempo de espera é reduzindo, proporcionando uma experiencia eficiente para as empresas e clientes.
Leia também | Transformação dos negócios através da inteligência artificial
Prevenção de fraudes e inadimplência
A tecnologia consegue identificar padrões e comportamentos suspeitos que poderiam passar despercebidos no processo manual e tradicional. Assim, permitindo a detecção de possíveis riscos como fraudes e inadimplência.
Torne os seus processos de crédito dinâmico
O mercado está cada vez mais competitivo e exige que as empresas sejam mais dinâmicas. Os processos tradicionais de crédito já não são suficientes para acompanhar à complexidade das demandas atuais. A Credits oferece soluções inovadoras que podem transformar e potencializar seus processos de crédito, tornando-os mais precisos, ágil, eficientes e alinhados às necessidades do mercado.
Para conhecer sobre as nossas soluções, entre em contato com os nossos especialistas!
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, publicamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Além disso, você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.