O último trimestre do ano traz consigo as festas de fim de ano, com o Natal sendo uma das datas mais esperadas e celebradas, especialmente para o setor varejista. Essa época oferece oportunidades únicas de compras para os clientes e é uma ocasião crucial para as empresas aumentarem suas vendas. Para garantir a efetividade na comunicação com os clientes, a higienização de dados e repescagem podem ser grandes aliadas nesse processo.
Segundo uma pesquisa encomendada pela SA+Ecossistema de Varejo, 60% dos varejistas afirmaram que as festas de fim de ano têm impacto de médio para alto para alcançar as metas de faturamento do ano. Nesse contexto, a higienização de dados se torna uma ferramenta importante no processo de extrair valor e gerar insights importantes a partir dos dados coletados. Dessa forma, é possível criar estratégias e gerenciar as informações de maneira mais assertiva para o final do ano.
Continue a leitura do conteúdo e descubra como engajar o consumidor para as vendas de fim de ano.
Afinal, o que é higienização de dados?
A higienização de dados consiste no processo de limpeza da base de informações para a organização e padronização da base de dados. Esse procedimento é fundamental para a melhoria da produtividade das equipes, especialmente durante eventos como o Natal ou a festa de Ano Novo, pois os dados organizados podem ser encontrados e utilizados com mais facilidade.
À medida que alimentam um banco de dados com informações, é comum que se acumulem dados duplicados, desatualizados ou incorretos. Essa inconsistência pode dificultar o trabalho dos colaboradores e afetar a satisfação dos clientes. Portanto, a higienização de dados não só otimiza a operação interna, mas também contribui para uma experiência mais positiva para o consumidor.
Qual a importância da higienização de dados para o fim de ano?
A higienização de dados é um auxiliador para a eficácia das campanhas de marketing e vendas. As informações precisam ser atualizadas, pois clientes podem mudar de endereço ou número de contato ao longo do tempo. Com os dados atualizados, o negócio assegura que suas estratégias e decisões sejam baseadas em informações reais.
Quais são os benefícios da higienização de dados?
A higienização de dados apresenta benefícios que são relevantes, junto ao enriquecimento de dados, para as datas sazonais e eventos como o Natal, que é um dos períodos de vendas que mais aquece o mercado, como:
Melhora na segmentação
Após a higienização, com informações precisas, as empresas podem personalizar ofertas de produtos ou serviços e mensagens conforme às necessidades do seu público-alvo.
Maximização das taxas de conversão
A atualização dos dados contribui para a tomada de decisões mais consistentes. Isso porque há um direcionamento mais preciso das ofertas e mensagens personalizadas aos clientes que podem resultar em conversão de vendas.
Processo automatizado e otimizado
Durante as datas importantes, como o Natal, as demandas costumam ser grandes. Porém, as ferramentas inteligentes são capazes de automatizar o processo de higienização, como a solução oferecida pela Credits, que atualiza e corrige dados. Além de enriquecer os dados para gerar análises para compreender melhor o perfil demográfico de seus clientes.
Como engajar as vendas para o fim de ano?
Estamos chegando à época mais importante de vendas do comércio: o fim de ano. Nesse período temos as promoções da Black Friday, o Natal e o pagamento da segunda parcela do 13° salário dos trabalhadores brasileiros.
Por isso, investir em formas para alavancar as vendas durante a reta final do ano é uma oportunidade a favor dos seus negócios. O fim do ano influência as vendas em diversos setores, desde lojas de roupas, supermercados e rede de hotelaria. Dessa forma, começar a organizar as ações do seu negócio inclui ações como:
Planeje ações comerciais que atraiam os consumidores
É importante trabalhar com estratégias antecipadas que impulsionem as vendas que vão desde os produtos mais visados em determinada época de compras até as promoções bem direcionadas. Também o oferecimento de vantagens que facilite o acesso ao produto como frete grátis ou outras formas de pagamento, são pontos que podem estimular o consumo nesta época do ano. Além de oferecer soluções ágeis e prontas para solucionar a dor ou as dúvidas do cliente.
Repescagem de clientes da sua base
Outro método que contribui para o engajamento das vendas de fim de ano inclui a repescagem de clientes. Esta reta final é uma excelente oportunidade para recuperar receitas e resgatar clientes.
Utilizando uma plataforma inteligente, como da Credits, é possível identificar quais clientes têm chances de reativação, direcionando ações para os inativos, além de ofertar produtos para clientes que tiveram suas solicitações negadas. Também, analisando a faixa de Score de crédito deles. Dessa forma, você potencializa as vendas de fim de ano.
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Aproveite a integração da loja física com o ambiente digital
Segundo o levantamento Unified Commerce Benchmark, 70% dos consumidores da América Latina tendem a realizar compras com varejistas que oferecem experiências online e em lojas integradas. A presença no ambiente digital e essa integração são essenciais para a sucesso das vendas no fim do ano.
A Credits oferece soluções tecnológicas que potencializam o alcance do seu negócio. Com elas, é possível identificar clientes e direcionar ações de marketing, CRM e desenvolvimento de produtos para perfis com mais aderência e maior probabilidade de conversão. Além disso, atualiza e corrige dados de forma precisa, sendo ideal para incrementar as estratégias do seu negócio nessa reta final de 2024.
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