Falta pouco para a Black Friday! Esta é a oportunidade perfeita para o comércio aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Para aproveitar ao máximo esse evento, é essencial planejar com antecedência e garantir que o seu negócio esteja totalmente preparado.
Pensar em cada detalhe é fundamental, já que a expectativa de vendas com grandes descontos costuma chamar a atenção dos consumidores. De acordo com levantamento da Confi.Neotrust, é esperado que o evento deste ano gere um faturamento 9,1% superior ao de 2023, movimentando R$ 9,3 bilhões no Brasil.
Assim, o sucesso da Black Friday depende de diversos fatores, e a logística é um dos mais importantes. Estar pronto para atender à alta demanda e oferecer uma experiência de compra eficiente pode ser o diferencial para o seu negócio. Aproveitar o potencial dessa data, aliado a um bom planejamento, é uma estratégia infalível para conquistar mais vendas e proporcionar ótimas oportunidades de compras aos seus clientes.
Acompanhe a leitura e descubra como fazer a última preparação para o evento!
Qual a intenção dos consumidores Black Friday?
O estudo Panorama do Consumo Black Friday 2024, elaborado pela Globo, revelou as principais intenções de compra dos consumidores na edição de 2024. Confira abaixo as expectativas:
– Descontos acima de 50% (49% dos consumidores entrevistados);
– Frete Grátis (38% dos consumidores);
– Entrega rápida dos produtos (21% dos consumidores);
– Forma de pagamento flexível e facilitado (19% dos consumidores).
Por que é importante se preparar para a Black Friday?
A princípio, organizar a preparação de forma antecipada para a Black Friday é importante para garantir que tudo esteja pronto no dia do evento. Um bom planejamento prévio ajuda a maximizar as oportunidades de vendas e evitar imprevistos. A seguir, algumas das estratégias mais importantes a serem consideradas no checklist da Black Friday:
– Logística;
– Formas de pagamento;
– Plataformas de e-commerce/lojas físicas;
– Plano de contingência para o estoque.
Logística e estoque: tenha conhecimento prévio sobre a demanda na Black Friday
A essa altura, provavelmente, o estoque já está definido, mas isso não significa que não seja possível realizar alguns ajustes. Este é o momento ideal para revisar a previsão de qual será a demanda e alinhar com seus fornecedores. O planejamento do estoque evita conflitos e imprevistos durante a correria da Black Friday.
Outro ponto importante é ter uma estratégia de contingência. Isso significa ter opções, um “plano b”, para caso alguma linha de produtos se esgote antes do esperado, ou estocar itens com alta rotatividade. Ou seja, um bom planejamento logístico não apenas assegura que os produtos cheguem dentro do prazo prometido aos clientes, mas também otimiza as operações para evitar problemas com o estoque, atrasos nas entregas e até falhas no atendimento ao cliente.
Defina as formas de pagamento
Oferecer flexibilidade na forma de pagamento é um aspecto valorizado pelos clientes. Além do tradicional cartão de crédito, considere incluir outras opções como:
– PIX;
– Débito;
– Boleto bancário;
– Carteira digital.
Essas formas de pagamento são rápidas e simplificadas. Com mais opções, seu negócio alcança públicos variados, reduzindo as chances de abandono do carrinho, já que cada cliente pode escolher o meio que melhor atende às suas necessidades.
Além disso, oferecer opções de parcelamento também incentiva compras maiores. É importante garantir que as condições do parcelamento e as políticas de crédito sejam claras e transparentes para o consumidor. Dessa forma, torna a experiência de compra mais acessível e conveniente para todos os perfis de clientes.
Teste dos sistemas para Black Friday
Agora é o momento de testar sua plataforma, realizando testes em tempo real de prevenção. Simular cenário com grandes volumes de tráfego, além do esperado, é uma forma eficaz de garantir que seus servidores possam suportar essa alta demanda, assim como as formas de pagamento e outras funcionalidades.
Ainda assim, é possível que seja necessário realizar ajustes de última hora para aumentar a capacidade ou otimizar processos que afetam, por exemplo, o tempo de resposta. Por isso, fazer esses pequenos ajustes antecipadamente pode evitar grandes dores de cabeça e estresse durante a movimentação intensa da Black Friday.
Estratégias de otimização do e-commerce e lojas físicas
O atendimento e a venda multicanal são estratégias essenciais para expandir as vendas, aproveitando tanto o ambiente da loja física quanto o digital. Do mesmo modo que integrar esses dois canais permite alcançar clientes de diferentes formas, oferecendo uma experiência diferenciada e eficiente.
Além disso, revisar suas campanhas e criar abordagens personalizadas pode ser uma maneira eficaz de captar conversões. Isso porque a Black Friday não se resume apenas aos preços, mas também à qualidade do serviço oferecido.
Leia também | Black Friday 2024: o valor da preparação antecipada para o seu negócio
Monitore e invista em tecnologia de ponta
Com as vendas em ascensão durante a Black Friday, o monitoramento contínuo do desempenho se torna fundamental. Investir em tecnologia de ponta, especialmente em plataformas automatizadas que otimizam a análise de crédito, como a solução oferecida pela Credits, pode contribuir ativamente para que as transações sejam rápidas, eficazes e seguras.
Isso não apenas garantirá a proteção da sua empresa de casos fraudulentos e inadimplência, mas também proporcionará uma experiência de compra mais calma para os seus clientes. A solução da Credits potencializa suas vendas, oferecendo maior confiabilidade e eficiência no processo de crédito.
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