Black Friday 2025: como preparar o seu negócio 

por: Karol

O segundo semestre de 2025 começou, e é messe período que o planejamento para as datas sazonais relevantes, como a Black Friday e o Natal, começam a ganhar força. Estamos apenas a três meses da Black Friday 2025. No entanto, o consumidor já está se organizando para o evento. De acordo com os dados do Google, 80% dos consumidores já pesquisaram preços e 50% iniciaram a montagem de carrinhos online, antecipando o comportamento de compra que vai se intensificar até o mês de novembro.

Portanto, esse é o momento ideal para que as empresas varejistas, atacadistas, distribuidoras e e-commerces comecem a se preparar. Além do mais, é o momento de atualizar catálogos, estruturar estratégias e colocar em prática ações que permitam lidar com a alta demanda e o grande volume de dados de clientes.

O ponto mais importante para ter sucesso na Black Friday é começar cedo. Dessa forma, você consegue otimizar, ajustar logística e oferecer uma experiência de compra eficiente aos seus clientes.

Por isso, acompanhe o conteúdo com informações de como se preparar para a Black Friday.

Boa leitura!

Quais são as expectativas do consumidor em relação a Black Friday 2025?

A Black Friday costuma gerar grandes expectativas tanto no comércio, que busca aumentar seu faturamento, quanto nos consumidores, que esperam encontrar boas oportunidades de compra com descontos realmente vantajosos.

De acordo com a pesquisa Tendências de Consumo, realizada pela Globo, os consumidores brasileiros já estão se planejando com antecedência, seja pesquisando preços, fazendo anotações e até mesmo montando carrinhos online. E claro, de olho nas promoções que devem surgir em novembro.

A comparação entre os dados de 2024 e 2025, fica evidencia a expectativa do consumidor em relação à Black Friday.

Expectativas para a Black Friday

O que influencia na compra não planejada na Black Friday?

Embora muitos consumidores se planejem com antecedência para a Black Friday, há ainda um grande grupo de pessoas indecisas ou resistentes à compra. Nesse momento, os estímulos corretos podem se tornar o ponto de virada, ajudando o seu negócio a converter dúvidas em vendas.

Em especial, a boa exposição dos produtos, uma experiência de compra positiva e, principalmente, descontos atrativos assumem o papel de protagonistas. Não por acaso, a pesquisa mostra que 84% dos consumidores afirmam que fariam uma compra não planejada na Black Friday 2025, número superior aos 80% registrados em 2024.

Entre os principais fatores que levam a esse comportamento, estão os:

  • Descontos acima de 50%: 55%;
  • Frete grátis: 47%;
  • Entrega rápida: 20%;
  • Pagamento flexível/facilitado: 20%;
  • Oportunidade de me presentear: 08%;
  • Presentear outra pessoa: 05%;
  • Anúncio ou propaganda tentadora: 05%:
  • Adiantar as compras de Natal: 05%.

Como prepara o seu negócio para a Black Friday 2025?

Assim como os consumidores se organizam com antecedência para aproveitar as promoções, as empresas que desejam participar da Black Friday também precisam se planejar com antecedência.

De acordo com a pesquisa Tendências de Consumo, realizada pela Globo, a pretensão de compra para 2025 é mais favorável em comparação com 2024. Assim, reforçando a importância de se preparar para a Black Friday.

Pretensão de compras na Black Friday

Ou seja, o interesse do consumidor está em crescimento, sobretudo entre aqueles que declararam intenção de comprar. Por isso, a organização e o plano de ação com antecedência fazem a diferença para o comércio e outros setores. Afinal, quem não se adianta pode perder espaço para a concorrência.

Veja algumas estratégias para se preparar para a Black Friday:

1. Tenha um planejamento estratégico estruturado

Preparar-se com antecedência é o primeiro passo. Defina os produtos ou serviços que estarão em oferta, como será feita a entrega e se o ambiente de compra online (site ou aplicativo) está seguro e otimizado.

Além disso, garanta uma navegação simples e rápida, e, caso o atendimento seja presencial, ofereça qualidade em todas as etapas da jornada.

2. Entenda os seus custos ao precificar

Outro passo importante é as ofertas considerando custos e margens de lucro. Para isso, tenha uma visão clara sobre despesas fixas e variáveis, bem como sobre a arrecadação do negócio. Dessa forma, você poderá precificar corretamente, garantindo descontos reais e competitivos para seus clientes.

3. Ofereça meios diversificados de pagamento

Ampliar as opções de pagamento é uma maneira de aumentar as chances de conversão. Além disso, realizar análises de crédito ajuda a reduzir o risco de inadimplência, protegendo o seu negócio.

4. Cumpra prazos e fortaleça a sua logística

Com o aumento da demanda, a preparação logística deve ser ainda mais robusta. Por isso, alinhe processos com fornecedores, revise contratos e amplie a produção com segurança. Ao mesmo tempo, avalie a saúde financeira dos seus parceiros e clientes para evitar riscos, garantindo regularidade fiscal, social e ambiental.

5. Invista na experiência do cliente

A Black Friday não se resume apenas a preço, a experiência é determinante para fidelizar. Portanto, ofereça atendimento de qualidade, jornada de compra sem ruídos e soluções como análise de crédito, autenticação e limites ajustados à capacidade de pagamento. Assim, você não apenas vende mais com segurança, mas também fortalece a confiança do consumidor na sua marca.

6. Tenha estrutura tecnológica eficiente

Aprimorar a infraestrutura tecnológica é importante. Nesse sentido, a Credits oferece soluções inteligentes que suportam alta demanda, permitem decisões mais ágeis e seguras, concedendo crédito de acordo com a capacidade de pagamento e validando identidades rapidamente, prevenindo fraudes.

Leia também | Documentoscopia: uma aliada na prevenção de fraude

Como garantir segurança nas vendas da Black Friday?

Durante a Black Friday e outras datas sazonais de alto consumo, o aumento da demanda e do volume de transações coloca as empresas em uma posição de maior atenção e vulnerabilidade.

Entre os principais desafios estão: picos de compras concentrados, necessidade de aprovação rápida de crédito, aumento da produção ou do estoque e crescimento das tentativas de fraude.

A Credits oferece soluções que garantem segurança em todos esses cenários. Entre elas, destacam-se: análise de crédito que contam com dados do maior bureau de crédito da América Latina, o SPC Brasil, e com limites ajustados à capacidade de pagamento por meio de modelos de Score.

Além de soluções de prevenção à fraude, como documentoscopia e validação de identidade por biometria facial. Tudo isso contribui para evitar fraudes e reduzir riscos de inadimplência.

Dica extra: as soluções da Credits tornam as suas vendas mais seguras durante a Black Friday!

Fale com nossos especialistas e descubra como nossas soluções atendem às necessidades do seu negócio.

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