A Black Friday 2023 está cada vez mais próxima, e a sua empresa precisa estar preparada. O motivo? Essa é uma data muito relevante para os varejistas, uma vez que ela está entre as cinco datas sazonais mais importantes do ano, contribuindo com o aumento da receita de um negócio, com a fidelização de clientes, entre outros fatores.
Logo, sendo essa uma data tão significante para quem empreende, ela também se destaca para os consumidores, já que muitos aproveitam esse “evento” para realizar as compras de Natal, fazer a aquisição de itens mais caros que estejam com descontos.
Assim, independente do seu nicho de atuação, é muito provável que existam diversos consumidores interessados nos produtos ou serviços do seu negócio. Porém, para que a sua empresa consiga ter bons resultados, é necessário se preparar.
Então, caso você esteja avaliando o cenário, procurando dicas ou mesmo pesquisando sobre a Black Friday 2023, você está no conteúdo certo. Vamos ajudar você a entender melhor as expectativas para essa data e fornecer insights que podem fazer a diferença para a sua empresa. Vamos começar?
Investir ou não na Black Friday 2023?
Essa é uma data já consagrada no exterior há muitos anos, mas foi em 2012 que ela chegou em nosso país. Desde então, a Black Friday segue acumulando recordes em número de vendas todos os anos, sendo uma exceção o ano de 2022, onde os resultados foram abaixo do esperado, sendo um dos motivos a realização da Copa do Mundo no mesmo período.
Contudo, sendo esse um fato bem pontual em toda a sua história, a estimativa é que nesse ano ela volte a crescer e supere, mais uma vez, os seus números em vendas.
Uma pesquisa realizada pela MField com 2.300 participantes, sobre a expectativa de compra durante o período, revelou um crescimento de 32,2% na população que pretende comprar na Black Friday 2023. E, quanto ao canal preferido para as compras, 56,7% mencionaram as lojas online, 18,6% lojas online e físicas e 3,9% somente lojas físicas.
Além disso, a pesquisa ainda traz os setores de maior interesse dos consumidores, sendo eles:
– Itens relacionados a moda e acessórios (39,3%);
– Eletrônicos (37,5%);
– Cosméticos (35,9%);
– Calçados (33,2%);
– Eletrodomésticos (31,5%).
E sobre ticket médio, a pesquisa apontou que 25% pretendem gastar entre R$ 151 e R$ 300. Já 24,2% vão limitar sua compra a até R$ 150. Quanto a principal forma de pagamento, o cartão de crédito (76,9%) segue apontado como primeira opção, seguida pelo Pix (49,1%).
Quais estratégias considerar para esse ano?
Para entender quais estratégias utilizar, ainda é necessário avaliar outros dados que são fundamentais sobre o evento.
Forma de pagamento
Mesmo com o crescimento do uso do PIX, e ele sendo apontado como um dos preferidos, a forma de pagamento mais usada pelos consumidores ainda é o cartão de crédito. Isso porque ele traz mais facilidade e possibilidades aos seus portadores. Porém, uma das preocupações desse método é o crescente aumento das fraudes.
Portanto, caso a sua empresa esteja mesmo pensando em investir na Black Friday de 2023, será necessário reforçar as medidas de segurança, considerando meios que protejam tanto o seu negócio quanto os seus clientes.
Preferências dos consumidores
A Black Friday é sempre lembrada por seus consumidores por contarem com condições e preços especiais. Um dos fatores que se sobressaem são os produtos com frete grátis. Então, além de realizar a liquidação, pensar no estoque, nos melhores meios de pagamento, também é necessário entender as preferências dos clientes para ter bons resultados.
Assim, uma das estratégias a serem avaliadas é a de adotar frete grátis para que as pessoas comprem mais nessa data, uma vez que esse é um fator que muitos consideram determinantes para fechar uma compra.
Foco no público certo
Como já mencionamos, essa uma data que impacta muitas pessoas e que abrangem diversos nichos. Entretanto, um estudo mostrou que o público de 2022 era majoritariamente feminino na Black Friday do ano passado, correspondendo a 60,4% dos pedidos.
Então, se a sua empresa busca obter resultados expressivos, é interessante estruturar ações que sejam voltadas para o público feminino, sendo elas diretas (produtos específicos do segmento feminino) ou mesmo indiretas (para presentear, por exemplo). O importante é ter uma comunicação que seja assertiva para aumentar ainda mais o potencial das vendas.
Vale ressaltar que esses são alguns exemplos de dados que devem ser considerados ao montar uma boa estratégia para conseguir resultados expressivos nessa Black Friday. E que também é fundamental ter uma meta bem definida sobre o evento, ou seja, a sua empresa busca aumentar a receita, fidelizar os clientes, ser reconhecida no mercado, entre outros. Tudo isso é importante para mensurar os resultados obtidos e saber se o saldo foi positivo ou negativo para a sua empresa.
Como se preparar para a Black Friday de 2023?
Já mencionamos a importância de investir em uma data sazonal como essa, e como a sua empresa pode utilizar dados para desenvolver boas estratégias. Agora, chegou o momento de ajudar você a preparar o seu negócio para a Black Friday de 2023.
Mas, antes de começarmos, é relevante salientar que quanto mais cedo você começar a planejar, melhor será a execução. Por isso, faça um calendário anual com as datas mais importantes para a sua empresa e estipule um prazo para iniciar as ações de cada uma delas.
Loja física
Durante a Black Friday é comum que o fluxo de pessoas aumentem nas lojas físicas. Isso porque, mesmo que elas não estejam procurando por algo em específico, elas vão querer dar uma passada e ver se tem alguma promoção que elas consideram imperdível.
Por isso, é necessário ter um cuidado maior quanto a experiência do cliente, pois as chances de ele fechar uma venda são altas pela conveniência de já estar ali com o produto que ele deseja, por um preço que ele considera atrativo. Então, o que vai fazer esse cliente levar o produto ou adquirir o serviço é a experiência que ele teve em sua loja.
Portanto, se o seu objetivo é vender mais em suas lojas físicas, é importante:
– Decorar a loja para tornar o ambiente mais atraente, despertando a curiosidade das pessoas;
– Preparar o seu time de funcionários para receber os clientes de forma convidativa e amigável para oferecer um atendimento de alta qualidade.
– Treinar os seus colaboradores para que eles tenham as informações necessárias sobre o evento, considerando quais serão as promoções, quais os meios de pagamentos disponíveis, como eles devem lidar com certas situações.
– Garantir que o sistema usado em sua loja esteja operando de forma eficiente para evitar transtornos.
– Fazer uma pesquisa para entender quais são os produtos mais procurados pelos seus clientes. Assim, é possível analisar o seu estoque e criar ofertas que ajudem o seu negócio e agradem os consumidores.
Loja virtual
Não é de hoje que as pessoas andam preferindo realizar as suas compras através de lojas virtuais. Com a pandemia, esse tipo de comportamento se normalizou, pois acabou trazendo mais praticidade e demonstrando que esse é um processo que pode ser realizado com segurança e confiança.
Por isso, é muito comum as pessoas terem uma loja física, mas contarem também com um site para vender os seus produtos e serviços, permitindo que a compra seja realizada pelo e-commerce e retirada em loja física – o que agrada, e muito, aqueles clientes que não gostam de esperar.
Então, se esse for o seu caso, aproveite para explorar o meio digital na Black Friday de 2023. Isso porque:
– A loja virtual tem um potencial maior de vendas, tendo em vista o comportamento atual dos consumidores;
– É uma ótima oportunidade para se conquistar novos clientes, uma vez que a mídia coloca bastante ênfase nessa data, impactando um número maior de pessoas.
– Utilizar as mídias sociais para realizar campanhas e fazer a divulgação dos produtos e serviços disponíveis no seu site aumentam as oportunidades de venda;
– O investimento em algumas tecnologias podem ajudar a melhorar a experiência e o processo de compra dos consumidores, fazendo com que eles tornem a comprar.
Confira a seguir alguns insights sobre o que pode ser feito em seu e-commerce:
Preparação do ambiente
Mesmo ele sendo virtual, a “decoração” do seu site também deve estar no planejamento, uma vez que ele vai ser o responsável por cativar a atenção das pessoas durante o evento. Por isso, use e abuse de banners e criação de páginas especiais dos produtos em destaque, que estão em liquidação, ações promocionais, entre outros.
Produtos com descrições adequadas
A concorrência vai estar bem acirrada nessa data e, por isso, boas descrições de produtos podem ser um grande diferencial para a sua empresa. Dessa maneira, utilize as técnicas de SEO para assegurar resultados melhores na busca orgânica (sem anúncios pagos). Isso vai ajudar os clientes a saberem exatamente o que eles estão adquirindo, aumentando as oportunidades de vendas.
Ofertas assertivas e coerentes com o negócio
O fator preço influencia diretamente a decisão de um consumidor. Logo, é muito importante escolher com cuidado quais serão os produtos ofertados na Black Friday 2023, isso porque essa escolha precisa ser benéfica para ambas as partes. Ou seja, o preço precisa ser atrativo para os consumidores e a sua empresa deve optar por condições especiais que não prejudiquem as margens do negócio.
Ações de retenção
Para a maioria dos empreendedores, a Black Friday tem apenas um foco: a venda. Contudo, essa é uma ótima oportunidade para realizar ações de retenção. Assim, você pode utilizar a base de clientes adquirida durante o evento para trabalhar campanhas futuras personalizadas, garantindo que esses clientes voltem a comprar e se tornem defensores da sua empresa.
Loja física e virtual
Independente do seu modelo de comercialização, do seu nicho ou mesmo do seu porte, saiba que é necessário contar com ajuda especializada para potencializar os resultados e evitar problemas futuros. Isto é, seja você uma pessoa que empreende através de loja física, virtual ou ambas, saiba que é preciso contar com ferramentas seguras, que ajudem no processo de venda e evitem fraudes.
A Credits Brasil pode ajudar a tornar a Black Friday 2023 muito mais segura, pois ela conta com soluções que ajudam o seu negócio a vender mais com segurança. Um exemplo disso é uma solução chamada Aprovador, que garante uma análise de crédito automatizada, de acordo com a política da sua empresa. Assim, é possível:
– Contar com uma política padronizada e personalizada;
– Definir as regras;
– Aprovar em segundos;
– Ter uma precisão máxima de análise;
– Relatório gerencial.
E muito mais!
Então, se você tem interesse em soluções inteligentes como essa, entre em contato! Com certeza, a Credits Brasil pode ajudar a tornar a sua Black Friday 2023 um grande sucesso.
Agora que você já conferiu as principais informações, dados e insights relevantes, você acha que a sua empresa está preparada? Conte para gente nos comentários!