As vantagens do Open Banking para pequenas e médias empresas

por: credits

O Open Banking já faz parte do cotidiano de muitas empresas atualmente. Isso porque, sendo muito breve, se trata de um processo financeiro aberto de compartilhamento de informações, produtos e serviços que são autorizados pelo Banco Central, que tem como objetivo movimentar as contas bancárias através de plataformas.

Logo, essa é uma ferramenta que realiza análises financeiras mais coerentes e eficientes com o perfil de cada consumidor, proporcionando uma percepção com mais detalhes.

Dessa forma, esse é um sistema que consegue ajudar bancos e varejistas brasileiros, pois propõe melhorias e ótimas estratégias para gerar um sistema financeiro bem consistente.

Então, tendo em vista essas informações, fica claro como esse é um sistema que beneficia não só grandes organizações, mas, também, as pequenas e médias empresas (PMEs). E, por isso, vamos ajudar você a compreender melhor o que é e ainda mostrar 5 vantagens do Open Banking para você que é PME.

Boa leitura!


Mas, afinal, o que é esse tal de Open Banking?


Como já mencionamos anteriormente, ele está ligado ao sistema financeiro, onde acontece o compartilhamento de dados e serviços. Assim, as informações passam a estar disponíveis para as instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Um ponto interessante é que fazem parte do Open Banking grandes bancos, como Bradesco, Santander, Itaú e Caixa.

Além do mais, esse sistema utiliza interface de programação de aplicações, mais conhecida como APIs. Elas são responsáveis por ajudar na integração de plataformas para facilitar a experiência dos usuários, levando mais agilidade e segurança para o processo.


Indicação de conteúdo – Fraudes na Black Friday: a importância de identificar e prevenir.


Qual a importância de ser PME e utilizar o Open Banking?


Um dos motivos é o aumento da competitividade. Vamos explicar.

O Open Banking é bem relevante para pequenas e médias empresas por levar inovação ao setor financeiro e por gerar maior competitividade entre as instituições bancárias. Dessa forma, empresários e clientes passam a ter um maior controle sobre os seus dados, podendo levá-los para bancos que tenham melhores pacotes de produtos e serviços.

Por isso, quando as instituições validam a troca de dados, o negócio que tem uma conta-corrente em um determinado banco, mas que tem um empréstimo em outro, por exemplo, poderá ver esses dados em um lugar só, contribuindo para que se tenha uma gestão financeira eficiente.


Quais são as principais vantagens do Open Banking para quem é PME?


Os benefícios do Open Banking não se resumem apenas a inovação e maior competitividade. Isso porque, graças ao grande volume de pessoas aderindo às soluções digitais, muitas melhorias foram feitas para acompanhar essa evolução.

Portanto, confira a seguir as 5 principais vantagens do Open Banking para você que tem ou trabalha em uma PME.


5 – Mais transparência e maior visibilidade


Através do compartilhamento de dados, os empreendedores ganham uma maior autonomia. Isso acontece porque existe uma maior transparência e visibilidade detalhada dos processos de utilização dos dados.

Em vista disso, a organização conquista maior liberdade nas questões burocráticas do cotidiano, como mudar de banco quando quiser, de maneira fácil, segura e rápida.

Além disso, os clientes podem utilizar vários serviços ou produtos financeiros em diversas instituições, pois o Open Banking permite a integração entre os bancos, fazendo com que uma grande quantidade de transações seja automatizada.


4 – Redução de custos


Se tem uma coisa que gestor adora é reduzir custos, não é mesmo? Brincadeiras à parte, essa é uma grande vantagem do Open Banking para quem é PME.

E essa redução de custos acontece porque, através do uso de APIs, o número de intermediários para solucionar os processos no Open Banking é reduzido consideravelmente. Assim, as instituições financeiras acabam economizando muito tempo e dinheiro também, o que acaba refletindo para os usuários.


Indicação de conteúdo – Vendas no Natal: confira estratégias para essa época do ano.


3 – Taxas menores


Uma outra vantagem do Open Banking que merece ser mencionada são as taxas menores. Com o uso desse sistema, os valores gastos nas operações são inferiores, o que acaba beneficiando tanto os clientes quanto os usuários.

Sendo assim, com as informações conectadas entre diversas empresas, os consumidores e PMEs têm acesso a alternativas mais atraentes e com menos trâmites, com custos que se enquadram na realidade financeira.

E tudo isso é muito importante, pois permite que os usuários analisem as melhores condições para escolher os melhores produtos para cada perfil.


2 – Segurança das informações


Nó mencionamos muito as APIs nesse conteúdo, e nesse tópico ela ganha uma maior relevância. Isso porque elas foram criadas para que seja possível a integração dos sistemas de modo seguro, uma vez que estamos falando de dados de inúmeros clientes. Assim, esses mecanismos permitem que os dados sejam protegidos para prevenir vazamentos e fraudes.

E ainda falando em segurança das informações, é legal saber que o Open Banking e o Certificado Digital são duas ferramentas que trabalham em conjunto. O Certificado Digital é considerado uma identidade eletrônica, funcionando como uma identificação virtual que possibilita a assinatura de documentos, a qualquer hora e lugar, com o mesmo valor jurídico.

Portanto, os certificados aliados ao sistema do Open Banking contribuem para assegurar a integridade e a confidencialidade no compartilhamento de dados por parte das instituições financeiras.


1 – Personalização dos produtos


Outra vantagem do Open Banking para PMEs é a personalização dos produtos.

Como o banco acaba tendo acesso ao histórico completo de transações de cada consumidor, esse processo se torna mais fácil. Afinal de contas, será muito simples oferecer produtos personalizados, que sigam o padrão e perfil de cada usuário, gerando um grande benefício para os clientes e para os bancos.


Você já conhecia essas 5 vantagens do Open Bankings para pequenas e médias empresas? Conte aqui nos comentários!

E não se esqueça de assinar a nossa newsletter gratuitamente para receber os próximos conteúdos.

Leia também