As diferenças entre Onboarding Manual e Onboarding Digital

por: credits

Com a chegada da era digital, apareceram novos desafios e cenários que alteraram setores no mundo corporativo. À medida que há novos avanços tecnológicos, as empresas se veem diante de uma nova perspectiva de como introduzir novas pessoas e validar a sua identidade de forma eficiente e intuitiva. Tradicionalmente, esse processo era realizado em sua totalidade de forma manual com papeladas e burocracia. Porém, atualmente, existem métodos mais tecnológicos e menos burocráticos que o modo usual.

O processo de Onboarding, por exemplo, envolve o fornecimento de informações na chegada de um cliente, sejam eles Pessoas Físicas ou Jurídicas, no momento do estabelecimento de relações e transações, após a validação da identidade. Resumidamente, o onboarding manual e o onboarding digital possuem a mesma finalidade em realizar o mesmo processo ao ingressar e validar um novo cliente ao banco de dados e na empresa, mas possuem distinções em suas características durante o processo.  

Continue a sua leitura e venha saber as distinções entre os dois tipos de onboarding!

Onboarding Manual

O onboarding manual é um processo mais tradicional ao comparar com o onboarding digital, sendo caracterizado por sua pouca automação ou nada dela. O processo é manual e necessita do preenchimento de formulários, muitas vezes impressos, com dados como o nome, endereço e outras informações. Necessitando das assinaturas de contratos sendo feitos de forma física, por exemplo. E que dependendo do caso pode ser exigido que haja reenvio das informações solicitadas. Contudo, esse processo demanda mais tempo na validação da documentação, sendo longo e complexo dependendo do caso. Também há a pouca adesão na atualização de dados dos clientes, o excesso de burocracia, a possibilidade de erros durante a verificação e índice de abandonos cadastrais.

Onboarding Digital

No onboarding digital, o processo também se inicia com a abertura do cadastro em que o usuário poderá digitalizar o seu documento e enviar uma foto. Ocasionalmente, dependendo do processo executado, pode ser que mais documentos e informações sejam requisitados. Dessa forma, passa para a fase de identificação dos documentos e dados para análise, sendo o princípio do procedimento de validação dos principais dados cadastrais.

Esse método permite o acesso e atualização a bancos de dados robustos, trazendo mais eficiência e em conformidade com a Lei LGPD. Além disso, é possível captar casos de fraude ao integrar tecnologias como inteligência Artificial, OCR e machine learning, promovendo a segurança e tornando-se uma estratégia indispensável para qualquer negócio.

As principais diferenças entre os dois tipos de Onboarding

Com a aceleração das transformações digitais, potencializado pelo período de pandemia, como o atendimento ao cliente, realização e disponibilização de serviços, por exemplo. Os setores têm utilizado cada vez mais tecnologias disruptivas como o IA. Como já foi citado nos blocos anteriores, as duas práticas de onboarding possuem similaridades com a integração do novo cadastro e validação, mas tendo diferenças na forma como são aplicadas. Contudo, as principais diferenças entre o onboarding manual do onboarding digital será a otimização do tempo, que causam impacto na entrega do serviço.

No onboarding manual, há necessidade em realizar o processo de forma mais lenta e demandando mais do colaborador, além do excesso de burocracia. Os brasileiros gastam, em média, cerca de 135 dias com burocracia nas micro e pequenas empresas no país, conforme a pesquisa da consultoria Plum, realizada em 11 nações. Já no onboarding digital, o processo tem o tempo reduzido em relação ao manual, sendo mais dinâmico. Sobretudo, gerando economia de tempo e otimização do serviço para os colaboradores.

As vantagens do Onboarding Digital em sua empresa

Segundo o estudo Total Economic ImpactTM , conduzido pela Forrester Consulting, a digitalização de documentos reduz em até 40% do tempo gasto por usuário. Desse modo, com a implementação do onboarding digital, o tempo gasto será reduzido, impactando de modo satisfatório na experiência do cliente.

O onboarding digital também possui outras vantagens, como:

Mitigação de falhas

Com tecnologia avançada, é possível observar detalhes que possam passar despercebidos a olho nu no processo de validação e assim ser suscetível a erros como casos fraudulentos.

Banco de dados eficaz

O onboarding digital vai permitir ter acesso a bancos de dados eficaz, junto ao armazenamento delas em conformidade com a Lei LGPD. Assim, além de otimizar o tempo que o processo manual gasta com as impressões, cópias físicas, burocracia e autenticações. Com isso, tornando todo o processo ágil e reduzindo a utilização de papel.

Maior segurança

Ao conhecer mais a respeito do seu cliente, consequentemente, o relacionamento entre ambas as partes vai ser baseado na confiança e segurança. Afinal, com o onboarding digital, é possível realizar a validação dos dados de forma mais eficiente, sendo possível detectar casos de fraudes no processo, e evitando maiores prejuízos para a sua empresa.

Leia também – Documentoscopia: uma aliada na prevenção de fraude

O processo de Onboarding Digital na sua empresa

Em vista disso, a Credits Brasil possui soluções que garantem um processo ágil e com segurança durante o onboarding digital, no qual utilizam algoritmos de inteligência artificial. Assim, com a nossa solução de Documentoscopia é possível realizar análises precisas, com mais de três mil regras mapeadas e catalogadas, para a verificação da autenticidade do documento de identidade.

Com a Credits, a sua empresa garante:

– A prevenção de casos de fraude;

– Agilidade e otimização do tempo;

– Soluções que contribuem nas tomadas de decisões e análise de documentos;

– Melhora na experiência do cliente com o processo de onboarding assertivo.

As nossas soluções foram estruturadas pensando no melhor para os nossos clientes!

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