7 vantagens que só as redes sociais proporcionam para o seu negócio

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As redes sociais se tornaram o principal meio de divulgação de muitos empreendimentos, sejam eles de grande porte ou PMEs. Isso porque, para acelerar os negócios, elas são uma ótima estratégia, pois ajudam a marca a se conectar com os clientes em potencial, maximizar o alcance e ainda ajudar no resultado das vendas.

A Resultados Digitais trouxe em um post algumas estatísticas bem relevantes sobre as redes sociais para os negócios, como:

– 61,5% dos usuários de redes sociais no Brasil afirmam que usam as redes para buscar mais informações sobre marcas e produtos.

– 46,7% procuram nas redes sociais produtos para comprar;

– 55% dos consumidores brasileiros já usaram o Instagram para conversar com empresas.

– 35% dos usuários de TikTok no Brasil já compraram algum produto ou contrataram algum serviço que descobriram no TikTok.

Esses poucos dados já nos mostram como esse se tornou um dos maiores meios de comunicação, sendo utilizado pelas pessoas para se relacionar, comprar, como forma de entretenimento ou mesmo troca de informação.

Logo, a sua empresa também pode fazer uso desse tipo de canal para estreitar o relacionamento com os clientes e ainda tornar a marca mais conhecida por todos.

Então, continue a leitura para entender melhor esse assunto e ainda saber de 7 vantagens que só as redes sociais podem proporcionar para a sua empresa.


Ponto importante: as pessoas encontram a sua empresa ou marca nas redes sociais?


Antes de qualquer coisa, é necessário entender qual é o tipo de resultado que uma pessoa obtém quando procura a sua marca ou empresa no Google, Instagram, LinkedIn ou mesmo Facebook.

Geralmente, acontecem as seguintes situações:

1 – A pessoa não encontra nada (e isso pode acabar despertando certa desconfiança sobre a credibilidade ou existência da marca/empresa);

2 – A pessoa encontra os perfis nas redes sociais, mas elas não estão atualizadas (e isso pode gerar desinteresse por parte dela);

3 – A pessoa encontra todos os perfis atualizados com conteúdos relevantes e atrativos, o que acaba levando essa pessoa a saber mais informações da empresa, serviços e produtos, sendo iniciada a sua jornada de compra e até de acompanhamento dos perfis (seguir, curtir, comentar, compartilhar, indicar para conhecidos).


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A sua empresa ou marca está sempre ativa e sendo relevante nas redes sociais?


Pois é, não adianta apenas criar o perfil. Para que o seu negócio tenha bons resultados, é fundamental ter uma presença constante.

Por isso, é muito importante se mostrar ativo nas redes sociais que o seu público-alvo usa, entregar conteúdos que sejam interessantes, e até úteis, com frequência e interagir e estabelecer um relacionamento com os seus consumidores, sejam eles potenciais ou já engajados.

Contudo, lembre-se sempre que as informações repercutem rapidamente nas redes sociais e que elas possuem o poder de alcançar milhares de usuários. Logo, se preocupe com conteúdos que podem ser interpretados de maneira negativa ou mesmo expor dados que estejam incorretos, pois esse tipo de coisa pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Dessa forma, fique atento para que as redes sociais da sua empresa sejam cuidadas por profissionais que estejam alinhados com todos os pilares do seu negócio. Além disso, participe de reuniões com essas equipes e acompanhe os resultados para saber se tudo está ocorrendo como o planejado.


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Mas, afinal, quais são as vantagens das redes sociais para os negócios?


Graças ao avanço da tecnologia, é raro encontrar uma pessoa nos dias de hoje que não utilize as redes sociais, não é mesmo? Por isso, fazer o uso delas significa ter a disposição uma ferramenta muito valiosa, que pode ter diversos objetivos, como melhorar o relacionamento, reformar o posicionamento da marca ou empresa.

Por esse motivo, listamos 7 vantagens que só as redes sociais podem proporcionar para o seu negócio. Confira!


7 – A viabilização de uma comunicação fácil e muito rápida


Através das redes sociais a comunicação se torna muito mais rápida. Isso porque você pode divulgar produtos, serviços ou informações relevantes para que os seus clientes tenham acesso imediato.

Outo ponto interessante dessas ferramentas é que elas possibilitam que a sua empresa receba, analise e responda os clientes com agilidade e facilidade, o que pode não acontecer através de outros canais, como e-mail ou telefone. Portanto, as redes sociais contribuem com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e ainda se torna um apoio essencial para a captação e prospecção de clientes.


6 – Uma grande melhora do posicionamento da sua marca/empresa


O posicionamento de marca é como o seu público-alvo vê a sua marca e que valores, histórias e causas estão associados a ela de forma direta.

Logo, as redes sociais são uma ótima plataforma para aplicar estratégias que ajudam a estabelecer e fortificar o posicionamento do seu negócio para diversos públicos. Ou seja, clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores e até outros públicos que estão envolvidos com a sua organização.


5 – Ótima segmentação e redirecionamento para os anúncios


O Instagram e o Facebook permitem que os anúncios sejam muito bem segmentados, com a possibilidade de personalização conforme os objetivos das campanhas estipuladas.

O Facebook, por exemplo, permite que os anúncios sejam segmentados de acordo com os critérios de local, idade, comportamento dos usuários, entre outros. E o mais legal é que eles podem ter diversas finalidades, como tráfego, conversão, vendas, alcance.


4 – Alavancar a visibilidade orgânica


Os anúncios possuem um peso relevante para as empresas, uma vez que eles são fundamentais para gerar bons resultados nas redes sociais. Entretanto, você também consegue uma maior visibilidade orgânica sem pagar nada por isso.

Para isso, é necessário usar melhores práticas, como compartilhamentos, posts publicados nos horários certos, interação nos comentários e stories.


3 – Um verdadeiro apoio para o processo de venda


Essa é uma função que traz muitos resultados, já que as redes sociais também podem apoiar o processo de venda da sua empresa.

Sendo assim, você consegue explorar várias formas para divulgar os produtos ou serviços, seja produzindo fotos e vídeos, pessoas utilizando seus produtos ou serviços, anúncios, compartilhando marcações nas publicações, respondendo comentários, entre outros.


2 – Melhor compreensão do público-alvo


O que faz as redes sociais serem eficientes para a área de Marketing é a interação que a sua empresa tem com os clientes. E, com isso, percebe-se as preferências do seu público-alvo, quais são as necessidades e quais são suas opiniões através de mensagens e conteúdos.


1 – Maior proximidade com os seus potenciais clientes


É preciso entender que as redes sociais não são uma ferramenta de marketing. A maioria das pessoas utiliza esses espaços como um meio de entretenimento e relacionamento. Por isso, elas não devem ser usadas apenas com o objetivo de vender produtos ou serviços.

Então, priorize a conexão com esses clientes, explore a interação entre eles. Aproveite para ficar mais próximo e ainda estreitar a relação entre vocês.

Tudo isso vai fazer com que você conheça melhor seus potenciais clientes, já que eles serão entretidos, terão um atendimento de maior qualidade e ainda serão informados com conteúdos interessantes.

Agora que você já conhece as principais vantagens das redes sociais para o seu negócio, comece a pensar em estratégias que tragam resultados positivos para a sua marca/empresa.

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