Vendas no Natal: confira estratégias para essa época do ano

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Vendas no Natal são esperadas pela maioria dos empreendedores, já que essa é considerada a data mais importante do varejo brasileiro, e que vem logo em seguida da Black Friday.

Um levantamento, realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil, demonstra que  o Natal deste ano deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia, onde 73% das pessoas pretendem presentear outras pessoas nessa época do ano.

Logo, essa é uma ótima época para investir em ações para atrair clientes novos, chamar a atenção dos já clientes, aumentar as vendas e ainda melhorar o faturamento da sua empresa.

Contudo, para que os resultados sejam alcançados, é preciso estar atento a alguns detalhes. Afinal, esse é um período promocional capaz de trazer um grande retorno positivo.

Por isso, continue a leitura para conferir 5 estratégias que vão ajudar o seu negócio com as vendas no Natal.


1 – Reveja o seu planejamento


Antes de começar, com estratégias de fato, é bom rever o planejamento feito para a sua empresa e analisar se existe algum fator que precisa ser modificado ou melhorado. E esse processo vale especialmente para o posicionamento do seu negócio ou marca nas redes sociais, que demandam uma presença constante.

Isso porque, através delas, você pode divulgar seus produtos ou serviços, oferecer conteúdos de valor para o público, tornar a sua empresa reconhecida e realizar algumas vendas, que talvez não acontecessem sem essa ferramenta ou que não tivesse o mesmo alcance de um SMS ou e-mail marketing.

Além disso, criei promoções e inclua ofertas específicas dessa data já nas próximas ações. Isso vai ajudar na antecipação de algumas vendas, aumentando, desde já, o faturamento.


2 – Esteja presente no ambiente digital para fazer vendas no Natal


As redes sociais são muito importantes atualmente, mas existem outros ambientes que contribuem para o sucesso do seu negócio, já que eles ampliam a divulgação e ainda atraem mais consumidores. Então, além de perfis nas principais redes, você pode contar com:

◽ Site: onde precisam constar as principais informações sobre a sua empresa, produtos ou serviços;

◽ Blog: um ótimo espaço para contar mais sobre a sua empresa e apresentar conteúdos relevantes do seu nicho de atuação, e que ainda contribui com SEO;

◽ Youtube: uma boa plataforma para mostrar como funcionam os produtos ou serviços que você vende, contar sobre a história da sua empresa ou mesmo para inserir anúncios;

◽ Aplicativos: uma boa maneira de fazer com os seus clientes lembrem sempre do seu negócio e um ótimo lugar para ofertar condições exclusivas.

Seja para realizar vendas no Natal ou em outras datas do ano, estar no ambiente digital contribui para que a sua empresa receba mais atenção e, consequentemente, aumente o número de vendas.

Além do mais, ações como essas trazem uma maior proximidade com o público, ajuda a estreitar o relacionamento, gerar valor e a fidelizar clientes.


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3 – Estude os seus concorrentes


Ficar de olhos nos seus concorrentes é sempre uma boa estratégia para tomadas de decisões. Ainda mais quando se está analisando preços e promoções.

Sendo assim, não deixe de estudar quais estratégias estão sendo escolhidas por eles, quais são os produtos oferecidos e, principalmente, analise as avaliações dos consumidores no que diz respeito a atendimento ou qualidade.

Uma dica bem legal sobre isso é analisar a disposição do layout da loja ou outras informações que melhorem o planejamento e posicionamento diante do mercado. Ou seja, identifique as melhores práticas e veja o que se encaixa com a sua empresa.

Porém, não é para você copiar e colar tudo o que os seus concorrentes fazem. O que deve ser feito é uma adaptação das ideias de sucesso. E, não se limite aos concorrentes diretos, veja também o que grandes marcas do mercado estão fazendo de bom, de inovador, e que podem ser adaptados para o seu negócio.


4 – Personalize o seu layout com elementos natalinos


Você já ouviu falar sobre a magia do Natal? Pois é, para algumas pessoas o Natal é uma época mágica, feliz, que remete a momentos especiais com a família. E, por isso, a sua empresa precisa entrar nesse clima também.

Comece a reparar: todo ano, depois do Halloween, imediatamente se iniciam as mudanças nas decorações, onde as bruxas e as caveiras são trocadas por papais noéis, renas e árvores.

Assim, confira algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a encontrar o espírito natalino ainda nesse ano:

◽ Invista no aspecto visual: isso vai gerar um grande apelo nos seus consumidores;

◽ Faça uma decoração bem bonita: seja na loja física ou no layout do seu e-commerce, uma decoração chamativa sempre traz bons resultados;

◽ Incorpore as cores natalinas: o uso de vermelho, verde e dourado nunca é demais nessa época do ano;

◽ Comece agora: como já mencionamos anteriormente, essas modificações começam a ser realizadas nos primeiros dias de novembro.  

Mudanças como essas são essenciais para que você consiga ótimas vendas no Natal.


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5 – Ofereça descontos e condições especiais para essas vendas no Natal


Se existe uma estratégia que funciona, de verdade, é essa, seja para vendas no Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados. Um bom desconto especial sempre brilha os olhos dos clientes.

Lembre-se que essa é uma época marcada por clientes querendo presentear pessoas queridas, onde eles estão em busca de produtos ou serviços que surpreendam, que encantem, mas que tenham um preço especial.

Por isso, crie promoções que sejam, realmente, atrativas. Mas não se esqueça de que a concorrência nessa época é altíssima e que o preço pode ser um fator decisivo de compra para os consumidores.

Portanto, você pode contar com as seguintes ações:

◽ Cupons de desconto;

◽ O famoso leve 3 e pague 2;

◽ Brindes acima de um determinado valor;

◽ Bônus para compras futuras;

◽ Pontos extras, caso a sua empresa tenha um programa de pontos;

◽ Mais formas de pagamentos (cartão de crédito, débito, boleto, PIX, pagamento por WhatsApp, maior número de parcelas, mais dias para começar a pagar).

Um ponto importante sobre a opção de oferecer mais formas de pagamento: utilize apenas o que for benéfico para a sua empresa. Ou seja, utilize apenas os métodos que não vão comprometer o seu fluxo de caixa e nem trazer prejuízos.

Agora que você já conferiu 5 estratégias para as vendas no Natal, reveja o seu planejamento e entenda o que tem a ver com a sua empresa para gerar resultados positivos. E não se esqueça de analisar tudo o que foi feito, o que deu certo e o que deu não, para melhorar no ano seguinte.

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