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Veja como fidelizar clientes!

Fidelizar clientes: conheça 7 estratégias eficientes

Fidelizar clientes é sempre um assunto em alta nas empresas, já que se trata de uma importante estratégia para o sucesso de um negócio. Seguido de captar leads e realizar vendas, a fidelização é um meio de garantir que esses clientes voltem a fazer negócios com a sua empresa e que eles se tornem grandes divulgadores da sua marca ou produto.

Assim, para se alcançar o resultado esperado, as empresas precisam executar um processo de venda impecável, dando foco para o pós-venda. Isso porque, seja de forma positiva ou negativa, as experiências das pessoas nessa fase afetam os resultados alcançados, pois não adianta vender por um preço bom e não entregar no prazo ou dificultar uma troca, por exemplo.

Então, para que toda essa “logística” funcione corretamente e traga resultados eficientes, é necessário incentivar as pessoas a quererem voltar a comprar com a sua empresa, despertando o desejo pelo seu negócio. Porém, para que isso aconteça, elas precisam ter experiências boas, ou mesmo únicas, que podem acontecer através de planejamento, inteligência de mercado e soluções tecnológicas.

Portanto, se na sua empresa fidelizar clientes é uma das grandes metas, você está lendo o conteúdo certo. Vamos ajudar você a entender melhor esse assunto, trazendo os principais benefícios e estratégias eficientes que podem ser aplicadas em grandes, médias ou pequenas organizações.

Por isso, já começamos desejando uma boa leitura!


O que é a fidelização do cliente mesmo?

Não se acanhe se essa for uma de suas perguntas, pois muitos ainda acreditam que fidelizar clientes é quando uma pessoa volta a comprar com a sua empresa ou marca. O que não é verdade, pois vai além disso.

Dessa forma, fidelizar um cliente consiste em garantir a recompra através de estratégias assertivas e eficientes, desenvolvidas por meio de observações, análises, tecnologias e, acredite, empatia. Esse conjunto bem estruturado é capaz de fazer com os clientes voltem a comprar e ainda se tornem “embaixadores” do seu negócio. Afinal, sabemos o poder que uma boa indicação tem e o quanto ela é importante para o sucesso de um negócio, não mesmo?


Por que é importante fidelizar clientes?

O foco principal da fidelização de clientes está em construir uma base sólida de pessoas que realizem compras com certa frequência, mas que, também, façam a divulgação da sua empresa para outras pessoas que possam ser clientes do seu negócio.

Logo, as organizações que fazem um investimento na construção de estratégias de marketing de fidelização também estão à procura de alavancar as vendas e de gerar uma receita que seja mais estável, fortificando a relação com os seus consumidores.

Assim, a relevância de fidelizar clientes está em:

– Conquistar mais clientes ao longo do tempo;

– Ter uma gama de clientes que compram frequentemente;

– Contar com consumidores que adquirem produtos ou serviços mais caros;

– Estabelecer um relacionamento duradouro;

– Ter clientes que façam a divulgação da sua empresa para amigos e familiares.


Quais são as vantagens de fidelizar clientes?

Se até esse momento os argumentos anteriores não foram suficientes para te convencer de que essa é uma etapa essencial em uma empresa, saiba que ainda temos algumas vantagens a serem apresentadas nesse conteúdo.

Pois é, além de fazer com o que seu negócio seja lembrado por ações positivas, a fidelização também ajuda a organização a:

Reduzir custos: saiba que a aquisição de novos consumidores custa bem mais caro, e isso não é achismo. Philip Kotler menciona que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Isso porque a atração de novos clientes necessita de uma série de medidas que custam muito dinheiro.

Aumentar os lucros: estudos apontam que os clientes que compram com recorrência estão propensos a gastar mais ou comprar produtos mais caros com o passar do tempo. Afinal, um vínculo de confiança já foi estabelecido com a sua marca.

Conseguir feedback sinceros: clientes que já foram fidelizados são extremamente engajados. Assim, eles são as pessoas que se importam de verdade com a sua empresa, e que estão dispostos a enviar feedbacks sinceros, repletos de detalhes. E esses podem ser usados para melhorar o seu processo de venda ou mesmo para melhorar os produtos ou serviços dos quais eles gostam.


Qual a melhor forma de fidelizar um cliente?

Agora que você já entendeu o conceito, a importância e quais os benefícios para a sua empresa, chegou o momento de ver quais estratégias podem ser aplicadas no seu negócio para fidelizar mais clientes.

Para isso, selecionamos as 7 melhores estratégias, que podem ser utilizadas em organizações de vários portes e nichos de atuação. Confira!


1 – Conheça os seus clientes ao máximo

Você já parou para pensar na importância que as informações dos seus clientes tem para a sua empresa?

Se você ainda não parou para analisar isso corretamente, saiba que elas são “ouro”, uma vez que elas permitem que você conheça a fundo os seus clientes, sabendo das suas preferências, dos seus hábitos de compra, perfil econômico, entre outros. Todos esses dados são importantes para tornar o seu processo de venda assertivo e eficiente, investindo em campanhas que realmente vão trazer resultados para o seu negócio.

Portanto, para que você tenha acesso a esses dados, o primeiro passo é estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Assim, quando você tiver o consentimento dos seus clientes, será possível captar dados através de testes, pesquisas, projetos-piloto ou mesmo produtos viáveis mínimos (MVP’s).

Ponto de atenção: é importante captar esse tipo de dado e fazer bom uso dele com o seu time, pois de nada adianta ter um volume incrível de informações que não são usadas para nada.


2 – Faça acompanhamentos com frequência

Para fidelizar clientes é necessário sempre um passo a frete quanto aos seus desejos e necessidades. Por isso, é preciso acompanhar os seus consumidores com frequência para analisar o que ele está falando sobre a sua empresa, marca, serviço ou mesmo produto.

Então, para que isso seja possível, é aconselhável que o seu time esteja atento as marcações redes sociais, comentários no seu site, e-mails, página de reclamações, WhatsApp ou qualquer outro canal que seja utilizado para relacionamento.

Esse acompanhamento e centralização das informações vão permitir uma ampliação das reais necessidades dos seus clientes, trazendo oportunidades de desenvolvimento e melhorias do seu negócio. Isso porque fidelizar um cliente é permitir que ele tenha a real sensação de que faz parte da sua empresa.


3 – Atualize e organize as informações dos seus clientes

No caos é impossível encontrar o que você precisa, na hora que precisa. Por isso, é essencial que manter tudo bem organizado e atualizado, sendo essa uma condição potencializada quando o assunto é fidelização.

Assim, a sua empresa pode contar com uma boa ferramenta de CRM para facilitar o acesso, a organização dos dados, a atualização e o uso dos seus colaboradores, uma vez que eles precisam acessar essas informações de forma simples e ágil.

Tudo isso vai servir para trazer uma sensação de importância aos seus clientes, pois eles não vão mais precisar ficar repetindo todas as informações e dados a cada contato, demonstrando que os seus colaboradores minimamente o conhecem bem e que estão atentos aos seus pedidos ou solicitações.


4 – Preveja os problemas dos seus clientes

Alguns problemas são mesmo inevitáveis, mas, alguns deles, são totalmente previsíveis, permitindo que a sua empresa se antecipe. Assim, algumas ações automáticas, que não dependem de intervenção humana, podem ser aplicadas. Por exemplo: Cancelar um serviço após uma fatura deixar de ser paga corretamente. Contudo, é dever da sua organização comunicar o cliente com antecedência sobre o vencimento do prazo.


5 – Encante os seus consumidores

Já mencionamos o quando é fundamental se antecipar e ter agilidade quando o assunto é a necessidade ou mesmo o desejo do seu cliente, certo? Porém, além disso, a sua empresa também precisará se antecipar para encantá-lo e surpreendê-lo.

Logo, é preciso pensar nos seguintes aspectos estratégicos:

– O que está sendo apontado como tendência no mercado, e que agrada ou pode vir a agradar os seus clientes;

– A sua equipe precisa estar atenta aos questionamentos, reclamações e sugestões similares que estão sendo apontadas;

– A recomendação de produtos novos ou serviços que estão disponíveis no mercado, através de um trabalho consultivo feito pelo seu negócio.

– A recomendação de produtos novos ou serviços que estão disponíveis no mercado, através de um trabalho consultivo feito pelo seu negócio.


6 – Oferte um atendimento exemplar para fidelizar os clientes

Para fidelizar clientes também é necessário pensar em todos os pontos de contato com o cliente, e não somente na venda em si.

Por isso, é preciso investir em treinamentos e tecnologias para proporcionar um atendimento exemplar, sendo ele ágil, eficiente e seguro. E, para isso, você pode contar com ferramentas que assegurem boas experiências da prospecção até o pós-venda.


7 – Conte com a ajuda da tecnologia

E falando em tecnologia, ela deve ser utilizada pela sua empresa sempre que puder, uma vez que ela contribui para garantir a eficiência dos processos, para facilitar o acesso do cliente e, também, para destacar a sua empresa diante da concorrência.

Então, para ter tudo isso na sua empresa, você pode contar com a ajuda da Credits Brasil. Isso porque ela é considerada um Hub de Soluções de crédito, risco e cobrança, onde é possível resolver todos os problemas em um único lugar.

Assim, se a sua meta é vender mais, reduzir os índices de inadimplência, trazer mais agilidade e segurança aos processos, além de fidelizar clientes, as soluções da Credits Brasil são ideais para a sua empresa.

Você tem interesse nesse tipo de tecnologia? Então entre em contato e fale com um especialista!

Essas foram as estratégias que selecionamos para ajudar você e a sua empresa. Esperamos que elas ajudem a aumentar os números de clientes fidelizados e alavancar as vendas, ainda mais agora que começam as datas sazonais mais importantes do ano.

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