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Entenda como prevenir fraudes em documentos.

Como prevenir fraudes em documentos oficiais da sua empresa

Diante do cenário atual em que a tecnologia tornou a rotina mais eficiente e prática, ela acabou proporcionando o crescimento das operações corporativas, mas também facilitou as ações de criminosos e aumentou o número de golpes nas empresas, ocasionando a potencialização da fraude documental.

Nesse sentido, casos de fraudes em documentos no meio corporativo vem se tornando cada vez mais comuns e maiores, gerando consequências graves, como prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.

E para evitar esse tipo de estresse e prevenir fraudes documentais na sua empresa, é essencial tomar algumas medidas para garantir a integridade e confiabilidade das informações. Continue lendo para entender mais sobre o assunto e compreender melhor como detectar documentos falsos com sistemas modernos de verificação de documentos.


O que é a fraude documental?


A fraude documental acontece quando há alguma alteração no documento original, com o objetivo de ludibriar e enganar empresas, obtendo alguma vantagem ilícita e indevida. É a adulteração da verdade dos elementos presentes no documento.

Logo, a fraude documental pode ocorrer de diversas formas, como falsificação de documento público ou particular, falsidade ideológica ou apresentação de certidões falsas, entre outras situações.


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Quais são os riscos das fraudes em documentos?


As consequências das fraudes em documentos são claras: elas colocam as empresas em risco, seja ele financeiro ou mesmo de imagem perante os seus clientes. Por isso, existem inúmeras situações em que a fraude pode ocorrer e é algo que as empresas precisam estar sempre alertas.

O comportamento fraudulento em uma análise de crédito, por exemplo, inclui falsificação dos documentos para enganar a empresa e conseguir a liberação do crédito, levando a empresa a ter um prejuízo, nesse caso, financeiro.

Este comportamento também constitui um crime grave: quando descoberto pelas autoridades, conduz inevitavelmente a processos criminais, que podem resultar em penas de prisão e multas.

Portanto, as empresas precisam tomar medidas para minimizar o risco de serem vítimas da fraude documental contando com uma análise que seja eficiente, assertiva e que traga mais segurança para o processo de concessão de crédito.


Quais são os passos para uma análise documental eficiente?


A prevenção contra a fraude documental exige um alerta constante. Seja como for, com as ferramentas certas, é possível reduzir ao máximo os riscos e lidar de forma mais tranquila, resultando em menores chances de ser passado para trás.

A documentoscopia é uma tecnologia que se dedica justamente à análise e validação de documentos que determina sua confiança, veracidade e identifica possíveis alterações, falsificações ou adulterações.

Também existe a biodocumentoscopia, uma área específica da documentoscopia que utiliza técnicas de análise biológica para complementar a análise, sendo possível validar se a pessoa portadora do documento é a que está ali retratada, a partir de comparativo entre a foto da pessoa (selfie) e a foto do documento, realizando o facematch. Assim, a sequência de análise consiste em:

1) Primeiro é preciso de um programa que tenha um conjunto de algoritmos.

2) Depois, o primeiro conjunto de algoritmos irá avaliar a qualidade das imagens e tipificar qual documento está presente na imagem.

2.1) O segundo conjunto faz a extração dos dados de texto. Estes dados serão confrontados com regras de formatação e banco de dados para autenticação.

3) E o último passo é referente a análise dos elementos gráficos do documento, como alinhamento de caracteres e facematch das fotos.

Através dessas medidas, a sua empresa pode reduzir os riscos e fortalecer a segurança dos documentos oficiais da sua empresa. Além disso, é importante adaptar essas sugestões às necessidades específicas da sua organização e buscar ajuda especializada para prevenir fraudes em documentos.

Então, caso precise de uma empresa especialista nesse assunto para indicar soluções que ajudem a proteger a sua empresa de forma eficiente, segura e assertiva, entre em contato! Isso porque a Credits Brasil possui soluções que podem ajudar a sua empresa, garantindo eficiência e segurança para todo o processo.

Gostou desse tipo de conteúdo, entenda mais em: melhores práticas para minimizar riscos ao conceder crédito aos seus clientes.