Black Friday: projeções de vendas para 2025

por: Karol

Estamos no mês da Black Friday e falta pouco para o dia 28 de novembro movimentar a economia na reta final do ano. É nesta data que os consumidores saem em busca de boas ofertas. Desse modo, desde sua criação, a Black Friday tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento global do comércio.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Globo, 43% dos entrevistados pretendem comprar nesta edição da Black Friday, apresentando índices mais favoráveis em comparação com 2024, quando apenas 39% dos consumidores manifestaram a intenção de comprar.

Além disso, o comércio eletrônico brasileiro deve movimentar cerca de R$13,34 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM). Esse valor representa um crescimento de 14,74% em relação a 2024, que registrou cerca de R$11,63 bilhões em vendas.

Isto é, este é o momento da contagem regressiva e de realizar um checklist final para a preparação do seu negócio para a Black Friday. É importante aliar essas informações a um bom planejamento. Acompanhe a leitura e descubra mais sobre as projeções para o evento neste ano de 2025.

Boa leitura!

Quais foram as projeções para a Black Friday 2024?

No comércio eletrônico, em 2024, o setor registrou cerca de R$11,63 bilhões em vendas, com um ticket médio de R$738, segundo a ABIACOM. Para este ano, espera-se que o número de pedidos alcance aproximadamente 16,5 milhões, com o ticket médio projetado para R$808,50.

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) prevê que a Black Friday de 2024 movimente R$5,22 bilhões no comércio brasileiro, com um crescimento de 0,4% em relação a 2023.

O que esperar para a Black Friday 2025?

Sabemos que a Black Friday gera grandes expectativas, tanto para o comércio quanto para os consumidores. De acordo com a pesquisa realizada pela Globo, a expectativa do consumidor cresceu em comparação a 2024:

  • Expectativa alta: 18% em 2024 → 23% em 2025
  • Expectativa muito alta: 19% em 2024 → 21% em 2025
  • Expectativa nem alta, nem baixa: 43% em 2024 → 43% em 2025
  • Expectativa baixa: 8% em 2024 → 7% em 2025
  • Expectativa muito baixa: 11% em 2024 → 6% em 2025

Qual o ticket médio para a Black Friday 2025?

No comércio eletrônico, o ticket médio para a Black Friday 2025 deve alcançar R$808,50, representando um aumento em relação ao ticket médio de R$738 registrado em 2024 (segundo a ABIACOM).

Esse crescimento pode ser atribuído ao fato de os consumidores estarem cada vez mais atentos às promoções e utilizando a Black Friday como uma oportunidade para antecipar as compras de Natal.

A ABIACOM também estima que, em 2025, serão realizados 16,5 milhões de pedidos, um aumento em relação aos 15,75 milhões registrados no ano anterior.

Quais são os itens mais visados na Black Friday?

De acordo com a ABIACOM, os segmentos mais procurados durante a Black Friday são:

  • Eletrônicos
  • Moda
  • Beleza
  • Brinquedos
  • Eletrodomésticos

Em 2024, os segmentos de móveis e eletrodomésticos, assim como os de utilidade doméstica e eletrônicos, concentraram cerca de 46% das vendas previstas, totalizando R$1,23 bilhão e R$1,18 bilhão, respectivamente. Já outros segmentos, como vestuário, calçados e acessórios, devem movimentar aproximadamente R$1 bilhão, segundo a CNC.

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Qual a pretensão de compra dos consumidores?

Entre os perfis de consumidores, há aqueles que planejam suas compras com antecedência, os que deixam para a última hora e, por outro lado, aqueles que não pretendem participar da Black Friday.

De acordo com a pesquisa Tendências de Consumo, realizada pela Globo, a pretensão de compra para 2025 é mais favorável em comparação com 2024, o que reforça a importância de se preparar adequadamente para o evento.

Confira a pretensão de compra para 2025:

  • Pretendem comprar: 43%
  • Não sabem se vão comprar: 40%
  • Não pretendem comprar: 17%

Ou seja, o interesse dos consumidores pode ser fortemente fomentado pelo comércio, o que abre boas oportunidades para as marcas que souberem se preparar e se comunicar adequadamente.

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Qual a motivação dos consumidores na Black Friday?

De acordo com a pesquisa da Globo, entre os perfis de consumidores, há aqueles que planejam suas compras com antecedência para a data e também aqueles que ainda estão indecisos ou até mesmo resistentes à compra. No entanto, um dado significativo é que 84% dos consumidores afirmam que fariam uma compra não planejada durante a Black Friday de 2025.

Os principais fatores que influenciam o comportamento de compra durante está data incluem:

  • Descontos acima de 50%: 55%
  • Frete grátis: 47%
  • Entrega rápida: 20%
  • Pagamento flexível/facilitado: 20%
  • Oportunidade de me presentear: 08%
  • Presentear outra pessoa: 05%
  • Anúncio ou propaganda tentadora: 05%
  • Adiantar as compras de Natal: 05%

Visto que na última sexta-feira de novembro, ocorre a Black Friday 2025, e espera-se que a data traga um impacto significativo, além de impulsionar a economia de forma positiva.

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