O conceito de automação tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, especialmente quando falamos em automação de crédito. A origem desse conceito remonta à Revolução Industrial, período em que as primeiras sementes da automação foram plantadas e começaram a germinar.
No entanto, sua formalização ocorreu apenas na década de 1940. Desde então, a automação evoluiu, se disseminou e passou a fazer parte de diferentes setores, não se restringindo apenas ao ambiente industrial.
No setor financeiro, isso não é diferente. Com o avanço da tecnologia, surgem novas demandas, desafios e necessidades que exigem soluções mais modernas e eficientes. A automação de crédito surge exatamente nesse contexto. Como uma ferramenta capaz de suprir lacunas, otimizar processos e trazer mais eficiência às etapas do ciclo de crédito.
Neste conteúdo, vamos explorar o que é automação de crédito, como ela funciona e por que é tão importante para as empresas que desejam ganhar agilidade, segurança e competitividade no mercado.
Boa leitura!
O que é automação de crédito?
A automação de crédito tem como objetivo utilizar a tecnologia para automatizar o processo de avaliação, concessão e gerenciamento de crédito. Descentralizando as etapas que antes dependiam exclusivamente de análises manuais.
Isso é especialmente importante porque, nessas etapas, estão incluídos diversos processos operacionais, como a geração de relatórios e a tomada de decisões.
As ferramentas de automação de crédito são capazes de processar e analisar, quase instantaneamente, um grande volume de dados relacionados ao CPF ou CNPJ em análise. Essa entrega é possível porque a automação tem como base a segurança, qualidade dos dados, precisão e eficiência na entrega.
Qual o papel da automação de crédito nas empresas?
A automação de crédito diz respeito à aplicação da tecnologia para automatizar os processos que integram o ciclo de crédito. Para as organizações, isso implica converter tarefas manuais em processos automatizados. Resultando em maior eficácia e agilidade.
Uma vez que este procedimento engloba fases como a avaliação de crédito, o gerenciamento de cobranças, integração com birôs de crédito e a melhoria de processos operacionais.
Assim essas tarefas podem ser executadas com mínima interferência humana, o que amplia a escalabilidade das operações. Adicionalmente, a automação de crédito ajuda a melhorar a precisão das decisões ao minimizar falhas operacionais e assegurar maior consistência.
A automação compromete a segurança das empresas?
Quando implementada da forma correta, com boas práticas e tecnologias adequadas às necessidades do negócio, a automação de crédito não compromete a empresa. É pelo contrário, melhora a segurança, a padronização, a personalização e a agilidade dos processos.
Além disso, permite a integração com fontes de dados confiáveis, como os birôs de crédito, fortalecendo ainda mais a segurança e a tomada de decisões.
É importante, no entanto, que sua implantação esteja em conformidade com as regulamentações vigentes. De forma que garanta o uso responsável dos dados e a proteção das informações sensíveis.
Quais são os benefícios da automação de crédito?
Os benefícios para as empresas são variados e geram impactos positivos em diferentes frentes. Eles vão desde a eliminação de julgamentos subjetivos e inconsistências até a melhoria na experiência do cliente, com aprovações mais ágeis e uma jornada fluida.
Além disso, a automação permite escalabilidade e o processamento simultâneo de múltiplas análises.
Dessa forma, entre os principais benefícios, destacam-se:
– Agilidade no processo de análise;
– Redução do tempo de resposta ao cliente;
– Aumento da capacidade de atendimento com menos recursos;
– Mitigação de erros manuais;
– Padronização das análises com base nas regras e políticas do negócio.
Leia também | Motor de crédito: a automatização na concessão de crédito
Qual a importância da automação de crédito para as empresas?
A importância da automação de crédito para as empresas está diretamente ligada a uma série de fatores que contribuem para a precisão, eficiência e agilidade no ciclo de crédito. Como vimos ao longo deste conteúdo, a automação reduz a dependência de processos manuais, o que traz uma série de benefícios.
Ao automatizar processos vitais como análise, aprovação e administração de crédito, podemos eliminar avaliações subjetivas, reduzir inconsistências e assegurar uma experiência mais suave. Ou seja, tornando a jornada mais fluida para ambas as partes. Isso porque a automação da Credits aprimora a velocidade de resposta e na diminuição da probabilidade de falhas. Dessa forma, habilita a organização a acompanhar a velocidade crescente do mercado.
Posto que as decisões são mais ágeis, fundamentadas em informações consistentes e integradas a birôs de crédito com a nossa automação. Isso se torna importante no contexto em que a inadimplência se encontra no país. No momento, o número de indivíduos inadimplentes no Brasil bateu um novo patamar, com 71,86 milhões de consumidores nessa situação, de acordo com informações da CNDL/SPC Brasil.
Gostou do post? Aqui, no nosso blog, você fica por dentro dos assuntos mais importantes do mercado com os lançamentos de conteúdo sendo feitos toda a semana. Você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.