Cenário da inadimplência no Brasil no 1º semestre de 2025

por: Karol

A inadimplência no Brasil atingiu novos patamares em 2025. Somente no mês de maio, o número de pessoas físicas inadimplentes chegou a um recorde histórico: 70,73 milhões de brasileiros, segundo dados do Panorama do Comércio da CNDL/SPC Brasil. Até alcançar esse número, o indicador apresentou crescimento contínuo.

O cenário evidencia que a população brasileira tem enfrentado dificuldades para equilibrar suas finanças, seja devido ao aumento dos preços de bens e serviços essenciais, ao alto custo do crédito ou à persistência de um contexto econômico desafiador.

Visto que, o índice de reincidência mostrou que, até maio deste ano, 83,48% dos negativados eram devedores reincidentes. Ou seja, pessoas que já haviam sido registradas como inadimplentes nos últimos 12 meses. De modo que esse dado reforça a dificuldade que grande parte da população tem enfrentado para regularizar sua situação financeira.

Continue a leitura para entender melhor o cenário da inadimplência nesse 1° semestre de 2025. Boa leitura!

Qual a diferenças entre a inadimplência e dívida?

Primeiramente, antes de apresentar o cenário da inadimplência, é importante contextualizar a diferença entre inadimplência e dívida.

A diferença entre inadimplência e dívida é simples, mas importante. A dívida é o compromisso financeiro assumido por uma pessoa ou empresa, como um financiamento, empréstimo ou compra parcelada. Por exemplo, ao comprar um carro e optar pelo pagamento em parcelas, você está endividado, mas não necessariamente inadimplente.

Já a inadimplência, por outro lado, ocorre quando a pessoa ou empresa deixa de cumprir com suas obrigações financeiras dentro do prazo acordado. Ou seja, o inadimplente é aquele que tem uma dívida vencida e não paga.

Inadimplência de Pessoas Físicas

O indicador de inadimplência entre PF segue em crescimento no Brasil. Em janeiro de 2025, o número de consumidores negativados chegou a 68,8% milhões, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Confira a evolução nos meses seguintes:

  • Fevereiro: 68,76 de milhões de inadimplentes;
  • Março: 69,60 de milhões de inadimplentes;
  • Abril: 70,29 de milhões de inadimplentes;
  • Maio: 70,73 de milhões de inadimplentes.

Inadimplência de Pessoas Jurídicas

A inadimplência no Brasil não tem se limitado apenas aos cidadãos, ela também tem afetado as empresas. O número de pessoas jurídicas inadimplentes apresentou alta em 2025, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Uma vez que, em janeiro de 2025, foi registrada uma alta de 6,5% no total de empresas inadimplentes. Esse aumento continuou nos meses seguintes:

  • Fevereiro: +7,03%
  • Março: +7,57%
  • Abril: +8,8%
  • Maio: +9,42%

Leia também | Guia prático de análise de crédito: o que é e como funciona para empresas

Taxa de desemprego e o cenário da inadimplência

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego apresentou desaceleração e atingiu 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025.

O dado mostra que o resultado representa uma queda de 1 ponto percentual (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2024, que a taxa era de 7,1%. Isto significa, que ao todo, são cerca de 6,8 de pessoas estavam desempregadas no país. Desse modo, o que representa uma queda de 8,6 em comparação ao trimestre anterior, quando 7,5 milhões de pessoas estavam sem emprego.

Embora os números do mercado de trabalho pareçam positivos, o cenário de inadimplência segue em crescimento, indicando que outros fatores continuam pressionando o orçamento familiar, como:

  • Alto custo e difícil acesso ao crédito;
  • Inflação persistentes;
  • Salário que não acompanham o aumento do custo de vida.

Leia também | Estratégias de como recuperar clientes inadimplentes

Impactos do cenário da inadimplência: como lidar?

A inadimplência impacta diretamente na situação financeira de qualquer negócio, afetando previsibilidade da entrada de recursos financeiros. Por isso, é importante estabelecer estratégias que ajudam a lidar e mitigar a inadimplência, como:

  • Criação de políticas de crédito eficientes e claras;
  • Análise de crédito precisa e atualizada, capaz de fazer a diferença;
  • Estratégias de recuperação, como cobrança e negativação;
  • Ferramentas tecnológicas que potencializam o seu negócio.

A Credits pode ser a sua escolha ideal para ajudá-lo a enfrente a inadimplência do seu negócio. Temos um portifólio rico e sólido, que pode ajudar sua empresa a recuperar, em média, 40% das dívidas nos primeiros 30 dias após a negativação, com o auxílio da força da marca SPC Brasil. Além disso, nossa análise de crédito é recheada de informações atualizadas e precisas, que ajudam seu negócio a vender mais, com mais segurança.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como a Credits pode ajudá-lo nessa jornada.

Gostou do post? Aqui, no nosso blog, publicamos conteúdos semanais com os assuntos mais importantes do mercado para mantê-lo atualizado sobre os principais tópicos. Além disso, você também pode conferir em nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, dicas e insights.

Leia também