A inadimplência no Brasil atingiu novos patamares em 2025. Somente no mês de maio, o número de pessoas físicas inadimplentes chegou a um recorde histórico: 70,73 milhões de brasileiros, segundo dados do Panorama do Comércio da CNDL/SPC Brasil. Até alcançar esse número, o indicador apresentou crescimento contínuo.
O cenário evidencia que a população brasileira tem enfrentado dificuldades para equilibrar suas finanças, seja devido ao aumento dos preços de bens e serviços essenciais, ao alto custo do crédito ou à persistência de um contexto econômico desafiador.
Visto que, o índice de reincidência mostrou que, até maio deste ano, 83,48% dos negativados eram devedores reincidentes. Ou seja, pessoas que já haviam sido registradas como inadimplentes nos últimos 12 meses. De modo que esse dado reforça a dificuldade que grande parte da população tem enfrentado para regularizar sua situação financeira.
Continue a leitura para entender melhor o cenário da inadimplência nesse 1° semestre de 2025. Boa leitura!
Qual a diferenças entre a inadimplência e dívida?
Primeiramente, antes de apresentar o cenário da inadimplência, é importante contextualizar a diferença entre inadimplência e dívida.
A diferença entre inadimplência e dívida é simples, mas importante. A dívida é o compromisso financeiro assumido por uma pessoa ou empresa, como um financiamento, empréstimo ou compra parcelada. Por exemplo, ao comprar um carro e optar pelo pagamento em parcelas, você está endividado, mas não necessariamente inadimplente.
Já a inadimplência, por outro lado, ocorre quando a pessoa ou empresa deixa de cumprir com suas obrigações financeiras dentro do prazo acordado. Ou seja, o inadimplente é aquele que tem uma dívida vencida e não paga.
Inadimplência de Pessoas Físicas
O indicador de inadimplência entre PF segue em crescimento no Brasil. Em janeiro de 2025, o número de consumidores negativados chegou a 68,8% milhões, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Confira a evolução nos meses seguintes:
- Fevereiro: 68,76 de milhões de inadimplentes;
- Março: 69,60 de milhões de inadimplentes;
- Abril: 70,29 de milhões de inadimplentes;
- Maio: 70,73 de milhões de inadimplentes.
Inadimplência de Pessoas Jurídicas
A inadimplência no Brasil não tem se limitado apenas aos cidadãos, ela também tem afetado as empresas. O número de pessoas jurídicas inadimplentes apresentou alta em 2025, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Uma vez que, em janeiro de 2025, foi registrada uma alta de 6,5% no total de empresas inadimplentes. Esse aumento continuou nos meses seguintes:
- Fevereiro: +7,03%
- Março: +7,57%
- Abril: +8,8%
- Maio: +9,42%
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Taxa de desemprego e o cenário da inadimplência
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego apresentou desaceleração e atingiu 6,2% no trimestre encerrado em maio de 2025.
O dado mostra que o resultado representa uma queda de 1 ponto percentual (p.p.) em comparação ao mesmo período de 2024, que a taxa era de 7,1%. Isto significa, que ao todo, são cerca de 6,8 de pessoas estavam desempregadas no país. Desse modo, o que representa uma queda de 8,6 em comparação ao trimestre anterior, quando 7,5 milhões de pessoas estavam sem emprego.
Embora os números do mercado de trabalho pareçam positivos, o cenário de inadimplência segue em crescimento, indicando que outros fatores continuam pressionando o orçamento familiar, como:
- Alto custo e difícil acesso ao crédito;
- Inflação persistentes;
- Salário que não acompanham o aumento do custo de vida.
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Impactos do cenário da inadimplência: como lidar?
A inadimplência impacta diretamente na situação financeira de qualquer negócio, afetando previsibilidade da entrada de recursos financeiros. Por isso, é importante estabelecer estratégias que ajudam a lidar e mitigar a inadimplência, como:
- Criação de políticas de crédito eficientes e claras;
- Análise de crédito precisa e atualizada, capaz de fazer a diferença;
- Estratégias de recuperação, como cobrança e negativação;
- Ferramentas tecnológicas que potencializam o seu negócio.
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