7 Dicas para aumentar as vendas de fim de ano

por: credits

Aumentar as vendas de fim de ano é uma das metas atuais da sua empresa?

Perguntamos isso porque a época mais esperada do ano pelo comércio se aproxima e, com ela, as chances de aumentarem as vendas, fidelizar os clientes, conquistar novos consumidores. Antes, apenas o Natal era responsável por tornar o fim de ano tão importante. Contudo, atualmente, uma série de datas compõem as vendas de fim de ano, começando pela Cyber Monday, Black Friday, Natal e Ano Novo.

Grande parte da importância dessas datas veio da tradição de presentear as pessoas, já que muitos vão celebrar junto dos familiares, participar de confraternizações, amigos-secretos e, com isso, acabam realizando a compra de muitos produtos, sejam eles lembrancinhas, presentes ou mesmo adquirindo itens para a realização dos eventos de fim de ano.

Além disso, é uma parte do ano marcada pelo aumento das vendas devido o poder de compra dos consumidores, pois muitos recebem as parcelas do décimo terceiro, outros tiram férias e alguns se programam durante o ano para realizar compras de Natal, por exemplo.

Assim, todas essas datas tornam-se grandes oportunidades para as empresas, uma vez que diferentes setores são procurados, como lojas de roupas e calçados, lojas de brinquedos, supermercados, agências de turismo, dentre outros.

Então, se o seu negócio está em busca de aumentar as vendas de fim de ano, confira as nossas dicas! Elas vão ajudar você com o planejamento de algumas ações que fazem toda a diferença quando estamos falando da experiência de compra dos consumidores.


1 – Prepare o seu time de colaboradores para as vendas de fim de ano

Para aumentar as vendas de fim de ano, é muito importante repassar com os seus colaboradores todas as informações das ações comerciais que acontecerão. Dessa forma, esteja pronto para:

– Preparar o seu time para que eles observem todos os detalhes durante as vendas;

– Explicar e pedir para que eles realizem a estratégia de venda cruzada, também conhecida como cross selling, que ajuda a agregar valor às compras;

– Garantir que eles conheçam muito bem todos os produtos do seu negócio.

Tudo isso é muito importante para evitar conflitos e desafios que possam aparecer durante o caos que se forma em lojas físicas ou questionamentos dos clientes em lojas online, por exemplo.


2 – Mantenha os seus vendedores engajados

Fazer a preparação do seu time de colaboradores é essencial, mas, tão importante quanto isso, é mantê-los engajados. Isso porque é fundamental que eles estejam de acordo com os objetivos de vendas estabelecidos. Assim, é necessário que os seus vendedores estejam muito bem treinados, engajados, alinhados e muito motivados para que o saldo desse período seja extremamente positivo.

Caso você esteja sem ideias de como fazer isso, temos algumas indicações para você. Nesta época do ano, você pode aumentar o comissionamento, ofertar premiações para os melhores vendedores, bonificação para aqueles que baterem a meta, sortear uma viagem ou mesmo um prêmio especial para o melhor vendedor do fim de ano.

Lembre-se que pessoas engajadas e motivadas trabalham melhor e, consequentemente, atendem e vendem mais.


3 – Desenvolva estratégias que chamem a atenção das pessoas

As estratégias de impulsionamento de vendas são perfeitas para aumentar as vendas de fim de ano. Assim, escolha por selecionar aqueles itens preferidos pelos seus clientes que podem se tornar ótimos presentes, realize promoções direcionadas, ponto do produto – caso você tenha uma loja física.

Essa também é a temporada perfeita para ofertar vantagens e facilidades aos seus consumidores. Por isso, algumas das opções mais usadas são: frete grátis, descontos, cartão fidelidade ou mesmo facilidades de pagamentos, que ajudam, e muito, a fazer com que eles comprem mais por poderem parcelar, por exemplo.

O único ponto de atenção nessa dica é que será necessário avaliar a situação atual da sua empresa para oferecer apenas o que será lucrativo e positivo para o seu negócio. Afinal, o fim de ano da sua empresa precisa ser marcado por aumento de receita e não por prejuízo, não é mesmo?!


4 – Valorize a decoração para impulsionar as vendas

Seja qual for o seu tipo de negócio, físico ou online, é fundamental que os seus clientes percebam que você está preparado paro o fim de ano. A decoração desempenha um papel crucial na motivação dos clientes a adquirir presentes e criar uma atmosfera “festiva”.

Assim, em plataformas online, como sites, e-commerces e redes sociais, é aconselhável investir em layouts atraentes, incorporando elementos que cativem os visitantes. Por outro lado, em lojas físicas, a primeira impressão conta muito, portanto, dedicar atenção à vitrine é essencial. Por exemplo, para o Natal, considere adicionar elementos como uma árvore, bonecos de Papai Noel, laços, caixas de presente e outros objetos decorativos que transmitam o espírito natalino.

Uma vitrine chamativa tem o poder de atrair a atenção das pessoas, especialmente aquelas acompanhadas por crianças que desejam tirar fotos. Essa oportunidade não deve ser subestimada, pois pode resultar em vendas adicionais.

Além disso, iluminar a fachada ou vitrine da loja é uma estratégia eficaz para destacar o seu estabelecimento durante a temporada festiva. Esse investimento não precisa ser excessivo e, muitas vezes, a decoração pode ser montada por você.

Portanto, lembre-se de que uma decoração bem-feita pode criar um ambiente acolhedor e convidativo, incentivando os clientes a escolherem os seus produtos como presentes, aumentando, assim, as vendas e o reconhecimento do seu negócio.


5 – Resolva os dilemas dos clientes com empatia

Nesta temporada, os clientes estão à procura de soluções, muitas vezes para presentear pessoas com as quais não possuem grande afinidade, como em casos de amigo-secreto.

Logo, para garantir que o cliente tenha uma experiência satisfatória, é crucial que os vendedores saibam ouvir atentamente, compreender as necessidades reais do consumidor e orientá-los na escolha adequada, evitando pressões de venda desnecessárias. Geralmente, as pessoas têm uma lista de presentes variadas, e oferecer uma ampla gama de opções é essencial para atender a todas as necessidades.


6 – Ofereça um atendimento excepcional e soluções rápidas

Mantenha uma equipe altamente treinada e preparada para atender prontamente às necessidades dos clientes. Proporcione uma experiência de compra memorável, incentivando a fidelização do cliente. Para surpreender os compradores, priorize a oferta de soluções rápidas, uma vez que muitas pessoas enfrentam dúvidas na escolha de presentes. Vale-presentes podem ser uma excelente opção para impulsionar as vendas durante a temporada de fim de ano.

Além disso, aprimorar a experiência do cliente envolve também a prestação de um atendimento personalizado e de alta qualidade. Considere a criação de ofertas exclusivas para clientes que já têm um relacionamento estabelecido com a sua marca ou o envio de brindes festivos, como presentes de Natal. Essas estratégias incentivam a fidelização e encorajam os clientes a continuar comprando em sua empresa. Ao demonstrar empatia e preocupação com as suas necessidades, você construirá relações mais sólidas e duradouras com os seus consumidores.


7 – Explore o universo digital para vender mais

A presença digital desempenha um papel central no sucesso das vendas de fim de ano. Isso porque estratégias de marketing digital podem ser aliadas poderosas na busca pelos resultados desejados.

Nas redes sociais, é essencial criar engajamento no Facebook e Instagram por meio de postagens atrativas, conteúdo de qualidade e imagens cativantes. Por isso, aproveite também os recursos de stories para envolver o seu público de forma mais dinâmica. Utilize canais de comunicação como e-mail, WhatsApp e Telegram para informar os clientes sobre promoções especiais e condições diferenciadas.

Investir em publicidade paga é uma excelente estratégia para ampliar o alcance e a visibilidade do seu negócio. Anúncios pagos no Google, especialmente para e-commerce, podem elevar a sua empresa ao topo dos resultados de pesquisa, aumentando a probabilidade de conquistar novos clientes.


Dica bônus – Conte com soluções inteligentes para aumentar as vendas de fim de ano

Como não poderia ser diferente, contar com soluções inteligentes potencializam as chances da sua empresa vender mais e com segurança. Afinal, infelizmente, essa é uma época marcada por altas tentativas de fraudes, seja de fraudadores tentando se passar por clientes ou criminosas se passando por empresas para aplicar golpes em consumidores.

Assim, é muito importante contar com soluções que ajudem a tornar a análise de crédito mais assertiva, que contribua com a prevenção de fraudes e deixe esse processo mais ágil para acelerar as vendas.

Então, se esse é o caso da sua empresa, que precisa de soluções que tragam resultados, entre em contato! A Credits Brasil conta com as melhores soluções do mercado e, com certeza, elas vão ajudar a potencializar as vendas de fim de ano da sua empresa.

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